quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SETORES DA QUADRA

SETORES DA QUADRA
Profº Esp. Vanderlei Wosniak & Profª Esp. Lucilene Perini

Como já foi visto, quando a equipe se propõe a jogar no contra-ataque, é necessário estabelecer a forma de marcação a ser utilizada.
Uma das etapas é definir a partir de onde iniciar a marcação. Compartilhamos da classificação das “quatro linhas”, que vem sendo utilizada por diversos autores e treinadores. Esta classificação divide a quadra em:
a) Linha 1: também chamada “marcação pressão total”. Os jogadores devem ficar próximo aos adversários, próximo a área de meta adversária;
b) Linha 2: também conhecida como “marcação meia pressão”. O jogador que marca o adversário com posse de bola, aperta a marcação (pressão);
c) Linha 3: utiliza-se muito o termo “marcação meia-quadra”. Inicia-se a marcação próxima a linha central da quadra. Ao nosso ver, esta é a linha (ou setor) mais indicada para o jogo do contra-ataque, pois propicia um excelente espaço para realizar o contra-ataque, além de facilitar a cobertura;
d) Linha 4: realizada próxima à sua área de meta (nos primeiros 10m da quadra defensiva). Consideramos muito arriscado iniciar a marcação neste setor, pois o adversário está muito próximo ao gol. No entanto, pode ser uma opção interessante quando jogado em quadras grandes (acima dos 38m).
Outra divisão (setores da quadra) importante, que merece ser considerada ocorre em relação as laterais e “corredor central” da quadra.
A orientação deve ser sempre, para que o atleta que esta marcando, procure induzir o adversário de posse da bola para as laterais. Citamos entre outros, dois motivos, que para nós são de suma importância.
1º reduz o ângulo de finalização do adversário, reduzindo o risco de sofrer o gol;
2º facilita a “dobra”, que se bem executada pode propiciar excelente situação de contra-ataque.
Estes setores da quadra devem ser observados, de forma a reduzir a possibilidade de sucesso da equipe adversária e, criar os espaços necessários ao jogo do contra-ataque.

Abraço.