quarta-feira, 9 de setembro de 2009

As causas do efeito estufa sobre crosta terrestre

As causas do efeito estufa
Por Mari Célia M. Wosniak

O aquecimento do planeta é talvez a mais importante questão da agenda ambiental. O derretimento das geleiras, o aumento do nível dos mares, os desmatamentos, a elevação das temperaturas, o câncer de pele, furacões,terremotos,inundações. Fatores que influenciam toda a vida no planeta, principalmente do ser humano, maior responsável por estes acontecimentos. Entender as causas do efeito estufa, ajudam o homem a combater as causas destes problemas.
A terra está envolvida por uma camada de ar invisível. Sendo este ar um elemento importante no ecossistema, pois seu uso é obrigatório e continuo e, através dele, ocorrem todos os processos vitais na superfície da terra, sendo fundamental para a manutenção de todos os seres. As transformações que ocorrem na superfície do globo terrestre vêm trazendo conseqüências consideráveis para o equilíbrio da natureza.
O ar é o elemento do ecossistema que recebe grande carga de poluição, pois a queima de qualquer tipo de combustível ocasiona a emissão de gases e subprodutos que se transformam nos principais poluentes, os quais são mantidos de forma invisível pelo ar. Como elemento de purificação do ar, as florestas são fundamentais, uma vez que filtram, através de suas folhas, além de armazenar poeira e outros elementos tóxicos que são conduzidos ao solo pelas chuvas.
Atualmente, a poluição do ar é talvez o problema mais preocupante que deve ser resolvido ou, ao menos, amenizado com urgência, para que se possa continuar com uma razoável qualidade de vida na terra.
Dentre as principais fontes de poluição do ar, destacam-se:
- Os grandes empreendimentos industriais;
- Residências e pequenas indústrias que usam carvão em suas atividades;
- Os veículos automotores;
- As queimadas;
- O uso de clorofluorcabono através de sprays, refrigeradores e aparelhos de ar condicionado;
Poluição esta que pode causar diversos sintomas, tais como:
- dores de cabeça;
- desconforto;
- cansaço;
- palpitações no coração;
- vertigens;
- diminuição dos reflexos;
- irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões;
- asma aguda e crônica;
- bronquite e enfisemas;
- câncer;
- destruição de enzimas e proteínas;
- degeneração do sistema nervoso central;
- doenças dos ossos.
Além dos problemas que a poluição gera à saúde humana, há um outro problema igualmente sério, o efeito estufa.
Sendo a energia solar a principal responsável por todas as manifestações climáticas do planeta, se não ocorresse o efeito estufa, a temperatura média da terra seria menos de 18°C. Embora a existência deste efeito seja benéfica, a preocupação é que ocorra uma intensificação deste fenômeno, o que poderia causar graves conseqüências.
Um aumento da temperatura global provocado pelo efeito estufa causará sérios problemas para a população, tais como:
- maior consumo de energia para a refrigeração;
- maior consumo de água potável;
- maior consumo de filtros solares;
Pode também levar ao extermínio de espécies vegetais, diminuindo o números de plantas para seqüestrar o dióxido de carbono do ar. Além disso poderia ocorrer a elevação do níveis dos mares, resultado dos degelos das calotas polares, o que acarretaria grandes inundações das partes baixas dos continentes e também alteraria a produtividade dos oceanos.
Já podemos presenciar algumas alterações climáticas provocados pelo “El Niño” e também pelo “La Niña”.
Outra preocupação refere-se à camada de ozônio, que protege a terra contra vários tipos de radiação, especialmente a radiação ultravioleta.
No Brasil, além de sentir mais calor, em um futuro não tão distante, chuvas torrenciais em outras, furacões, e todas as espécies, inclusive o ser humano, deve sofrer baixas consideráveis.
A terra é nosso abrigo, fonte de alimento e de recursos materiais. Temos aprendido a explorá-la para nosso benefício, seja na agricultura, seja indústria. Explorar a sua superfície e os oceanos. Aprendemos a navegar os mares, a sobreviver no Antártico, a voar na atmosfera e a explorar outros planetas. Hoje, porém, sabemos que certas coisas podem tornar-se irreversíveis no funcionamento desse sistema.
A extinção dos animais, a poluição dos rios, a destruição da camada de ozônio são alguns desses exemplos.
É preciso diminuir o desmatamento, aumentar consideravelmente o reflorestamento, diminuir o uso de aerossóis, diminuir a circulação de automóveis e conter a produção industrial desenfreada. Estas são algumas das providencias que precisam ser tomadas urgentemente.

Abraço.