Vanderlei Wosniak
Graduado em Educação Física pela FURB (SC)
Especialista em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (PR)
Especialista em Futsal pela UNOPAR (PR)
Através de uma abordagem histórica, é possível perceber que mesmo com a ocorrência de mudanças, algumas afirmações permanecem presentes; como por exemplo, a consciência da Educação Física auxiliar na aquisição e manutenção da saúde dos seus praticantes. Outra afirmação pertinente é a de que o homem é um ser social, portanto, inserido nas relações sociais.
Na sociedade atual, em que o mercado de trabalho vem sendo cada vez mais exigente e competitivo, a escola assume papel fundamental na formação do indivíduo. E a educação física assume a função de “carro-chefe”, pois nenhuma outra disciplina possui tantas possibilidades de desenvolver de forma positiva, a tão solicitada competitividade.
Tanto para Vygotsky (1989) como para Wallon (1981) o ser humano se constrói na relação com o outro. Para Wallon, a individualidade só se faz possível no social. Para Vygotsky, toda função psicológica superior evidencia-se em dois momentos: primeiro no social e depois no individual, através de uma apropriação ativa, marcando as diferenças individuais.
No momento atual, em que a educação sofre uma série de questionamentos, a educação física é talvez, a mais criticada. Realizando uma abordagem histórica, é possível compreender a presença marcante de uma educação competitivista que se enraizou no país no mesmo período em que surgia, ainda que timidamente, o neoliberalismo.
Abraço.