domingo, 25 de abril de 2010

CAMINHO CONTRÁRIO


Caminho Contrário
Profº Esp. Vanderlei Wosniak

Tivemos no ano de 2008 o Mundial Fifa de Futsal. Acreditou-se que o evento traria “novos ares” para o futsal brasileiro. Ledo engano, pois caminhamos à passos largos rumo a quarta-potência nacional.
No passado vimos a CBV (confederação brasileira de vôlei) massificar o seu esporte, colocando jogos da seleção e jogos da superliga em canais abertos de TV, fazendo com que a modalidade fosse conhecida por todos. Resultado, hoje o voleibol só perde para o futebol, e convenhamos, este jamais perderá o posto de nº 01.
O basquete depois de chegar ao fundo do posso, parece ter aprendido e começa a seguir os passos do vôlei.
E o futsal?
Bem, continuamos no ostracismo. Os jogos da Liga (principal competição nacional) e da Taça Brasil até recebem transmissão, mas por canais fechados. E TV por assinatura alcança minoria da população. O canal “TV Paraná” transmite alguns jogos da liga, em que equipes do sue estado estejam atuando, no entanto, o site da CBFS divulga estas transmissões “em cima da hora”.
Ainda somos o esporte mais praticado no país, mas faz-se necessário fomentar a prática e o interesse pela modalidade, afim de que este não seja esquecido nas aulas de educação física e na prática de clubes.

Abraços !!!