quarta-feira, 7 de outubro de 2009

COMO FAZER OS SISTEMAS DE ATAQUE FUNCIONAREM

Prof. Fernando Ferretti
Técnico da Malwee Futsal/ SC


É tema de dicussão, ha algum tempo, a importância dos fundamentos para o bom funcionamento dos sistemas de ataque. Entretanto, esse tema nunca foi tão oportuno como agora.
A evolução e a qualidade dos sistemas defensivos têm complicado muito a organização do ataque e a individualidade dos atletas.
Os chamados padrões táticos de ataque, em moda nas melhores equipes do Futsal brasileiro, dependem das concepções táticas individuais dos atletas que o executam.
Ao mesmo tempo em que trabalhamos a movimentação desejada, devemos desenvolver três fundamentos táticos, que, a nosso ver, são a mola mestra do jogo de ataque bem organizado:

1)VELOCIDADE PRECISA DO PASSE - É a melhor forma de desequilibrar o marcador que se aproxima, buscando o desarme
COMO TREINAR – (5X5)Pelada de 1 Toque – 1 toque na bola ,o tempo todo. Só é permitido pisar na bola e partir daí passar com a sola do pé, sem perder o contato com a bola.
-Jogo da Zona de Armação – A quadra é dividida em 3 retângulos. O retângulo central será chamado “Zona de Armação”. Neste espaço central só é permitido ao atleta dar 1 toque na bola. É deste espaço que saem todos os passes que deixam os finalizadores em condição de chute.

2)ANDANDO COM A BOLA – Ao dominar a bola, nunca para com ela. A condução deve ser constante com o atacante colocando seu corpo entre a bola e marcador que tenta o desarme.
COMO TREINAR – (5X5) Jogo dos 3 Toques ou mais – O atleta que está com a bola não pode passar antes de dar 3 toques ou mais na bola. Ao andar com a bola, fazendo a devida proteção o atleta, vai desequilibrando a marcação.

3)SAIR/ENTRAR DO CAMPO VISUAL DO MARCADOR ( “GATO” ) – Ao correr sem a bola, fazer todo o tempo a fuga do campo visual do marcador, o que popularmente alguns chamam de “gato”.
COMO TREINAR – (5X5) Jogo do Gato – O jogador que conduz a bola não pode ser desarmado. Ao marcador do homem da bola só é permitido interceptar o passe. Enquanto isso, os outros jogadores buscam desmarcar-se, saindo e entrando do campo visual do marcador (fazendo o gato).

Abraço.