quarta-feira, 20 de outubro de 2010

GP adota novas regras de arbitragem

Anápolis (GO) - O Grand Prix 2010 está sendo a primeira competição no Brasil a utilizar as novas regras de futsal modificadas no final de agosto pela FIFA. As principais mudanças foram duas: a primeira é com relação ao goleiro, que depois de iniciar uma jogada não pode mais receber passe na sua quadra sem que um adversário tenha tocado na bola e a segunda diz respeito ao árbitro, que deve esperar a conclusão da jogada mesmo depois que o cronômetro zerar.

Antes o jogo acabava imediatamente quando o tempo terminava; agora um chute deve encerrar a partida. Já o goleiro podia avançar com a bola e tocar nela várias vezes. Com a mudança, o guarda-metas pode controlar a bola uma vez, por quatro segundos, e só pode tocar nela novamente se um adversário encostar na bola.
O diretor de Arbitragem da Conmebol, Júlio Cesar Figueredo, acompanha a VI edição do GP em Anápolis e explicou a necessidade das alterações. “Após o último mundial, foi realizado um seminário que levou adiante as mudanças que todos sabíamos que eram necessárias para o crescimento do esporte. A modificação do goleiro dá mais dinâmica de jogo porque já não permite ou tenta evitar a defesa que se fazia anteriormente”, disse.
O coordenador de arbitragem de futsal da FIFA, o espanhol Jesus Rubio, também supervisiona o evento realizado pela CBFS e exemplifica outra alteração de menor impacto no jogo. “A cobrança de laterais, por exemplo, pode ser efetuada a mais de vinte cinco centímetros da linha lateral. A regra contém bastantes modificações que são menos chamativas para o público, mas são muito chamativas para nós que temos que conhecê-las”, afirmou Rubio.
Sobre a aplicação das novas regras, o dirigente da FIFA afirmou que elas estão sendo cumpridas no GP e que até agora não houve nenhum problema. Já o representante da Conmebol ressaltou a importância da adequação de regras para a evolução do futsal.
“Muitas situações que antes aconteciam agora estão documentadas e fundamentadas nas regras estabelecidas pela FIFA. Creio que é positivo. O futsal é uma modalidade que está em constante desenvolvimento e as portas estão sempre abertas para as mudanças que propiciem maior dinâmica e atrativo ao esporte”, disse Figueredo.

Análise do Futsal
O coordenador de arbitragem de futsal da FIFA também fez uma análise do esporte de uma forma geral. Ele afirmou que o futsal dá oportunidade a países menos expressivos no mundo esportivo de participar de grandes competições e reconheceu que o Brasil está em um patamar bem acima dos outros países não somente na qualidade do jogo, mas também em relação à infra-estrutura de competições.
“Quando se fala nesse esporte, o Brasil é o mundo. Fora desse mundo estão os demais. Esperamos que a evolução siga adiante, que melhore a qualidade do futsal em outros países, principalmente naqueles que no futebol não podem chegar a uma Copa do Mundo e no futsal podem”, revelou Jesus Rubio.

Disponível em http://www.futsaldobrasil.com.br/, acessado em 20/out/2010.
Abraços !!!