domingo, 3 de outubro de 2010

Estudos

2.2 DEFINIÇÃO TÁTICA DEFENSIVA


A tática defensiva segundo Bello Junior (1998, p.115) “[...] é caracterizada pela precaução. Deverá ser usada quando não conhecemos o adversário, ou sabemos que o adversário é superior tecnicamente. Podemos ainda fazer o jogo de defesa, quando queremos usar o contra-ataque como uma arma de jogo”.
Assim, Fonseca (1997,p.49) instrui que
[...] todo sistema defensivo depende da marcação individual de cada jogador, pois o sistema defensivo parte da individualidade para o coletivo (...) a marcação parte de uma individualidade do atleta e tem que ser primeiramente trabalhada de forma individual para depois entrarmos em uma forma coletiva (...), pois a equipe bem estruturada defensivamente dificilmente ficará em desvantagem no placar”.
Voser (2001, p.73) ainda diz existir
[...] quem afirme que o melhor ataque começa por uma boa defesa. Esta afirmação é positiva, na medida que as principais situações no ataque no jogo derivam de um erro do adversário e de bolas roubadas na marcação, onde são realizados os contra-ataques”.
Mutti (2003, p.180), ilustra que “ [...] podemos definir sistema como a colocação dos jogadores em quadra com o objetivo de anular as manobras ofensivas da equipe adversária, e confundir seus dispositivos defensivos para marcar o gol”.
A defesa (sistema) de uma equipe é a posição dos atletas em quadra com o objetivo de impedir as manobras ofensivas do adversário e os gols. Os elementos táticos como tipos de marcação, linhas defensivas e manobras defensivas tornam defesa ajustada.

Abraços !!!