sábado, 2 de outubro de 2010

Estudos

2 REVISÃO DE LITERATURA

Neste capítulo abordaremos a evolução do futsal feminino, além de buscar uma compreensão da tática defensiva e ofensiva e do jogo de contra-ataque.

2.1 DEFINIÇÃO TÁTICA OFENSIVA
Tática é o elemento inteligente do jogo. Transita entre dois polos: ofensivo e o defensivo.
Ferrante e De Rose (ano) dizem que “Os sistemas de ataque são movimentações táticas coletivas que tem como objetivo principal a obtenção da cesta. Para isso o ataque deve obedecer a certos princípios, que tornarão mais fácil a tarefa dos atacantes”.
Segundo Santana (2004) “Sistema refere-se exclusivamente ao posicionamento dos jogadores. Portanto, sistema não é manobra ou jogada, tampouco padrão de ataque. As jogadas e os diferentes modos de atacar (padrões) são aplicados no sistema, ou seja, a partir de um bom posicionamento”.
Diz ainda que;
“ os objetivos dos sistemas ofensivos, ou seja, de se posicionar para jogar ofensivamente, são os de facilitar tanto o jogo coletivo [...] como a construção e execução de manobras - as chamadas jogadas ou movimentações ofensivas - e de uma forma organizada de atacar o chamado padrão de jogo”.
Falam ainda que;
“[...] ao contrário dos sistemas de defesa, que tem uma classificação bem definida e aceita, os sistemas de ataque não apresentam uma clara definição em sua classificação. Isso se deve especialmente à multiplicidade de opções que se apresentam na elaboração de um ataque”. ( Ferrante e De Rose)

2.1.1 Ataque Seletivo
Segundo Santana (2004, p.68);
“ É um ataque que se organiza [...] com o intuito de impedir o contra-ataque adversario. É um ataque que “não tem pressa para acabar”, no qual os jagadores se movimentam e mantem a posse de bola – não confundir com marasmo, com burocracia. É um ataque que objetiva terminar com uma finalização contra a meta adversária – ainda que algumas vezes sequer a meta atinja – e que iniciaa partir daí uma marcação equilibrada. Selecionar o ataque é o objetivo de toda equipe, ainda que muitas vezes não seja possível “.

Abraços !!!