terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carlos Barbosa é campeão da Liga Futsal 2009

Jaraguá do Sul (SC) - O Carlos Barbosa é campeão da Liga Futsal 2009. O time gaúcho conquistou o título na noite desta segunda-feira (2/11), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), após ter sido superado no tempo normal, por 4 a 3, e ter vencido a prorrogação por 2 a 0. Este foi o tetracampeonato da equipe gaúcha, que já havia levantado a taça em 2001, 2004 e 2006.
O título veio ante a uma Arena Jaraguá lotada com mais de 8 mil pessoas. A equipe gaúcha podia empatar no tempo normal, já que venceu o jogo de ida, em Carlos Barbosa (RS), por 4 a 2. O revés por 4 a 3, com um gol sofrido no minuto final não abalou a equipe laranja, que conseguiu se impor no tempo extra e venceu por 2 a 0.
O jogo
O jogo começou tenso. Após o chute, do fixo Leco, Jé interceptou a bola com a mão dentro da área. Oportunidade para a Malwee abrir o marcador. Lenísio cobrou o pênalti e fez 1 a 0, aos 5min36. O empate surgiu veio dos pés de Jé, que aproveitou o rebote do goleiro Tiago, após cobrança de falta do fixo Rodrigo e mandou para o fundo das redes, aos 9min13.
A tensão carregou as duas equipes em faltas. Com pouco mais da metade do primeiro tempo decorrido, ambos os times já tinham atingido o limite de cinco infrações na etapa. O resultado foi sentido com os sistemas defensivos mais cautelosos, evitando contato com os rivais.
Nos instantes finais do primeiro tempo, Lenísio deu uma bela assistência para Leco, que da entrada da área, girou e chutou forte, cruzado. A bola foi no ângulo superior direito do goleiro Lavoisier, colocando os anfitriões novamente em vantagem, aos 18min25. Ainda na etapa inicial, Xoxo escapou pela ala direita, e tocou na segunda trave, Cabreúva escorou e ampliou, aos 19min10.
No último lance do primeiro tempo, Sinoê chutou e a bola desviou no fixo Leco e entrou na meta do goleiro Tiago, descontando para o time gaúcho, aos 20 minutos.
A etapa complementar teve os visitantes impondo um maior volume de jogo, já que o empate era suficiente para a conquista do título por parte do clube laranja. Os avanços dos gaúchos produziram alguns espaços para a Malwee atacar. Com este panorama, chances de gols foram criadas pelos dois lados, mas o placar permaneceu inalterado.
Faltando cinco minutos para o término do tempo normal o técnico Paulo Mussalem colocou o goleiro Bilica para atuar. O arqueiro passou a ajudar na construção das jogadas ofensivas do Carlos Barbosa. A tática surtiu efeito. Aos 15min32, Bilica lançou pelo alto, Leandrinho escorou de cabeça e Jé chutou forte, no ângulo de Tiago, empatando o duelo.
No minuto final, o ala Cabreúva passou a atuar como goleiro-linha. A resposta foi rápida. Xande tocou para Lenísio, que girou rápido e chutou forte para fazer o quarto tento dos jaraguaenses, aos 39min17. Foi o 32º tento do pivô na Liga Futsal, com isso ele termina a competição como artilheiro, ao lado do ala Falcão.
A vitória da Malwee no tempo normal levou a decisão para o tempo extra.

Prorrogação
A prorrogação, de 10 minutos, começou com os gaúchos melhores, mas logo as ações se equilibraram. As chances de gol no tempo extra foram escassas. Lenísio colocou uma bola na trave, mas a ACBF foi mais efetiva. Após a jogada de Waguinho, Sinoê aproveitou o rebote e definiu para fazer o gol, aos 48min15.
Imediatamente o técnico da Malwee, Fernando Ferretti, colocou Cabreúva para exercer o papel de goleiro-linha. A pressão dos anfitriões foi enorme, Xoxo chegou a mandar um chute na trave direita de Lavoisier, mas o Carlos Barbosa ainda consumou o triunfo com um gol de Lavoisier, aos 49min50, ficando com o título em plena Arena Jaraguá.
“Em nenhum momento deixamos de acreditar que tínhamos condições de vencê-los aqui, mesmo sabendo das dificuldades. No vestiários sentamos e conversamos. Bastava o time estar compenetrado, consciente e confiante de que podia e foi o que aconteceu. Não abdicamos de jogar e ganhamos por 2 a 0”, avaliou o técnico da ACBF, Paulo Mussalem.

Créditos: Rafael Xavier
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
Disponível em www.futsaldobrasil.com.br