domingo, 29 de novembro de 2009

Carlos Barbosa conquista a Taça Brasil de Clubes

*Beto Costa/CBFS

Carlos Barbosa ficou com o título da competição
Cascavel (PR) - Depois de oito anos a equipe do Carlos Barbosa voltou a conquistar a Taça Brasil de Clubes. O time gaúcho chegou novamente ao topo da mais tradicional competição do futsal mundial, disputada desde 1968, ao vencer a forte equipe do Tigre/Natto, de Pernambuco, na decisão pelo placar de 7 a 6 nos pênaltis, depois de um empate em 2 a 2 no tempo normal e de 1 a 1 na prorrogação.
Com isso o time comandado pelo técnico Paulo Mussalem chegou ao seu segundo título na Taça Brasil, competição que havia vencido no ano de 2001, quando o título foi dividido com o Sumov (CE). Foi o fechamento de um ano nacionalmente ótimo para o Carlos Barbosa, que havia conquistado também a Liga Futsal 2009, principal campeonato do salonismo nacional.

O jogo
Logo em seu primeiro ataque a equipe do Tigre conseguiu a abertura de placar. Em rápido contra golpe pelo meio a bola foi passada para Carlos que recebeu pela esquerda de ataque e bateu no contra pé do goleiro Bilica, que tentou sair para fechar o ângulo. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
O Carlos Barbosa foi ao ataque, mas não encontrou facilidade para entrar no sistema defensivo da equipe pernambucana, que se fechava bem e impedia as infiltrações gaúchas. Quando teve a chance real de empate, Rodrigo, da ACBF, avançou livre pela esquerda e bateu, para grande defesa do goleiro Laga.
A pressão gaúcha continuou e logo o time de Carlos Barbosa conseguiu chegar ao empate. Em escanteio pela esquerda, Sinoê cobrou com velocidade e Jé, na área pernambucana, se antecipou a um marcador e bateu de bico, vencendo o goleiro Laga e igualando a contagem.
Pouco depois o Carlos Barbosa chegou ao seu segundo tento. Bilica recebeu passe de recuo e lançou a bola de sua área, encontrando Jé livre na área adversária. Com uma cabeçada para trás, o atleta da ACBF deslocou o goleiro pernambucano, que nada conseguiu fazer.
Com a virada no placar o Carlos Barbosa passou a se resguardar um pouco mais, levando a vantagem mínima para a segunda etapa. No período complementar, o jogo começou equilibrado, sendo que a equipe pernambucana voltou mais ofensiva e, por pouco, não empatou em chute de Juninho, que Bilica se esticou para defender.
Laga, goleiro do Tigre, também experimentou o goleiro gaúcho com um forte arremate, mas Bilica foi bem na defesa. O jogo, a partir desse momento, ficou aberto e as duas equipes passaram a buscar o ataque mutuamente. Com isso Laga e Bilica passaram a ter trabalho dobrado na partida.
No final a equipe do Tigre/Natto pressionou muito a ACBF, utilizando o goleiro-linha. Acuado, o Carlos Barbosa conseguiu segurar o placar até o último minuto de partida. Mas quando faltavam 23 segundos para o final do jogo, depois de um bate rebate na área gaúcha, Carlos apareceu livre para empatar o jogo.

Tempo extra e Pênaltis

Na prorrogação o Carlos Barbosa logo partiu para o ataque e marcou seu gol. Goda fez boa jogada pelo meio e lançou Flávio pela direita. O pivô pegou de primeira, acertando o canto esquerdo do goleiro Laga. Mas no segundo tempo da prorrogação o Tigre chegou ao empate novamente. A bola veio cruzada da direita e Carlos apareceu livre para marcar seu terceiro gol na partida.
Mesmo com muita movimentação ofensiva os dois times continuaram buscando a vitória até o final da partida. Mas o placar permaneceu e os times foram para a decisão por pênaltis e quem se deu melhor foi a equipe do Carlos Barbosa, que venceu por 7 a 6, com Bilica sendo o herói ao defender a última cobrança pernambucana.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br