domingo, 28 de fevereiro de 2010

BASQUETEBOL II

Conteúdo:
- recreação
- atividade física
- histórico
- atividades com exercícios combinados
- fundamentos: drible, passe, bandeja, arremesso e recepção
- giros e mudanças de direção
- rebotes de ataque e defesa
- sistemas de ataque e defesa
- fundamentos individuais de ataque e defesa
- regras
- jogo

Objetivos:
- ter domínio da bola
- driblar com proteção e objetividade
- saber passar e receber em movimento
- executar arremessos com ambas as mãos e uma mão só
- saber marcar e desmarcar individualmente
- saber executar a bandeja
- regras e normas do basquete
- através dos exercícios combinados, aprimorar os fundamentos básicos
- coordenar e explorar os movimentos do desporto
- aulas recreativas para despertar a socialização

Aplicação:
- aulas práticas e teóricas utilizando os processos pedagógicos e educativos na forma de adaptação, educativos, competição (respeitando as etapas de aquecimento, desenvolvimento e volta à calma)
- exposição com aulas de vídeo
- jogos pré-desportivos
- execução e interpretação das regras.
- atividades para ataque e defesa
- marcação e desmarcação

ATIVIDADE 07 Futsal
Jogo da posse de bola
Objetivo: aumentar o tempo da posse de bola e selecionar os ataques
Material: 15 coletes,1 bola e 8 cones
O jogo: 4 equipes com 3 a 5 atletas cada. Jogo normal, porém o atleta da equipe que jogar a bola para fora sai do jogo. O mesmo acontece se a equipe sofrer o gol.

Referência: Prof° José Roulien de Andrade Júnior
Abraço!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

BASQUETEBOL I

Conteúdo:
- exercícios físicos
- aulas de vídeo
- histórico
- fundamentos: passe, bandeja, drible, lançamento e, início do arremesso
- movimentação com e sem bola
- deslocamento
- regras (simplificadas)
- jogo
- recreação.

Objetivos:
- que o aluno saiba como jogar basquetebol
- saber passar, driblar, receber a bola
- distinguir os tipos de passes
- empunhar a bola
- ter noção de direção e força para lançar e arremessar a bola à cesta
- através dos exercícios, aprimorar e explorar a parte física e a postura, e coordenar os movimentos para o jogo de basquete.

Aplicação:
- aulas práticas e teóricas utilizando os processos pedagógicos e educativos na forma de adaptação, educativos, competição (respeitando as etapas de aquecimento, desenvolvimento e volta à calma)
- exposição com aulas de vídeo
- jogos pré-desportivos
- execução e interpretação das regras.

ATIVIDADE 06 Futsal
Jogo das 4 traves
Objetivo: melhorar a visão periférica
Material: 5 coletes,1 bola e 8 cones
O jogo: Coloca-se quatro golzinhos-traves (montados com os cones), um em cada linha de fundo e um em cada lateral. Cada equipe marca gol em 1 trave lateral + 1 trave linha de fundo. Jogo normal, procurando sempre evitar que algum jogador fique dentro da trave para impedir o gol adversário.

Referência: Prof° José Roulien de Andrade Júnior
Abraço!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sugestões de Conteúdos nas Diferentes Categorias Competitivas no Futsal III

Infanto até Juvenil (15 até 19 anos)

Defesa:
- Aperfeiçoamento do sentido de cobertura (quem cobre quem de acordo com os setores vulneráveis)
- Saber que as linhas se alteram constantemente, de acordo com o ataque adversário, e que se deve sempre buscar o equilíbrio suficiente para tentar desarmar o adversário nos diferentes espaços de quadra.

Ataque:
- São reconhecidos pela sua qualidade em determinada posição. Mas reúnem informações para identificar o básico de todas elas. Por exemplo:
Um pivô quando é obrigado a estar de beque, sabe alguns conceitos que ajudam a não comprometer a defesa (Futsal é dinâmico).
- Sistemas de ataque e defesa mais complexos. Conhecimento dos diferentes Tempos de ataque que sempre estará de acordo com a defesa adversária
- Ler e entender o jogo, principalmente o do adversário.

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)
Abraço!

Sugestões de Conteúdos nas Diferentes Categorias Competitivas no Futsal II

Mirim até Infantil (11 a 14 anos)

Defesa:
- Cobertura por setores - O atleta marca o seu e já está pendente do espaço do companheiro adjacente.
- Identificação do último homem - É o inicio da percepção do quanto é importante atacar pensando em defender.
- Bolas Paradas - Saber se colocar para defender as diversas jogadas de bola parada do adversário.
- Identificar as linhas de defesa de acordo com a linha da bola.

Ataque:
- Especializar nas diversas posições sabendo que o Futsal é dinâmico e exige do atleta conhecimento dos diversos espaços de quadra e das posições que ocupam
- Os diversos posicionamentos em relação aos companheiros e adversários.
- Sistemas de ataque pouco complexos (jogar com pivô - quando se mete a bola, quem é que passa, a que tempo e quem se preocupa em cobrir.)

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)
Abraço!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sugestões de Conteúdos nas Diferentes Categorias Competitivas no Futsal I

Iniciação ao Pré-Mirim (de 07 a 10 anos)

Defesa:
- Aprendizado da marcação individual - quem acompanha quem na hora de defender.
- Princípios do conceito de cobertura - Estar atento no companheiro que é driblado.
- Marcação de bolas paradas (falta, lateral, escanteio, e saída de centro) - Estar sempre que possível, atrás da linha da bola.

Ataque:
- Noções de tempo e espaço
- Diferentes tipos de passe
- Não especializar nas diversas posições de quadra
- Jogadas combinadas com poucos tempos de execução

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atividade 05 FUTSAL

Jogo da Zona de Armação
Objetivo: aproveitar o desequilíbrio da defesa
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: Entre as duas marcas do tiro de 10 metros, somente 1 toque na bola, acelerando a armação do ataque. (Este é o espaço da zona de armação). Nas outras zonas o toque é livre.

Referência: Prof° Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)

Abraço!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ATLETISMO III

Conteúdo:
- recreação
- exercícios físicos
- corrida de velocidade
- corrida de resistência
- revezamento
- corridas com barreiras
- saltos: distância, triplo, altura
- arremesso de peso
- lançamentos: disco
- lançamento: dardo, martelo (apenas teoria)
- regras
- aulas de vídeo

Objetivos:
- que o aluno saiba praticar todas as provas, próximo a técnica
- saber distinguir as provas e suas regras
- através da recreação participar e incorporar as provas desenvolvendo o espírito de esportista no aluno

Aplicação:
- aulas práticas e teóricas utilizando os processos pedagógicos e educativos na forma de adaptação, educativos, competição (respeitando as etapas de aquecimento, desenvolvimento e volta à calma)
- exposição com aulas de vídeo
- grandes jogos e jogos pré-desportivos
- execução e interpretação das regras.
- prática: execução dos fundamentos
- movimentação de ataque e defesa

Atividade 04 FUTSAL
Jogo de posse
Objetivo: Aumentar o tempo de posse de bola e selecionar ataques.
Material: 5 coletes e 1 bola
Desenvolvimento: Jogo normal, porém a equipe que jogar a bola para fora sai do jogo ou que tomar um gol. Isto leva a equipe que está com posse de bola a selecionar ataques, evitando o ataque precipitado obtendo assim um maior tempo de movimentação de bola.

Referência: Ricardo Alexandre - rialex@uol.com.br - Brasília / DF

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ATLETISMO II

Conteúdo:
- histórico
- corridas de velocidade
- corridas de resistência
- salto em distância e altura em todos os estilos
- arremesso do peso
- regras
- aulas de vídeo
- exercícios físicos e ginástica
- marcha atlética.

Objetivos:
- melhorar a técnica aprendida na série anterior, atividade de maior grau de dificuldade
- regras

Aplicação:
- aulas práticas e teóricas utilizando os processos pedagógicos e educativos na forma de adaptação, educativos, competição (respeitando as etapas de aquecimento, desenvolvimento e volta à calma)
- exposição com aulas de vídeo
- jogos pré-desportivos
- execução e interpretação das regras.
- através dos exercícios físicos coordenar os movimentos para tipo de prova e também postura.

Atividade 03 FUTSAL
Jogo do Gato
Objetivo: Sair e entrar no campo visual do marcador
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: (5X5)O jogador que conduz a bola não pode ser desarmado. Ao marcador do homem da bola só é permitido interceptar o passe. Enquanto isso, os outros jogadores buscam desmarcar-se, saindo e entrando do campo visual do marcador (fazendo o gato).
Referência: Profº Fernando Ferretti (técnico da Malwee Futsal)

Abraço!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ATLETISMO I

Conteúdo:
- Histórico
- Corridas de velocidade
- Corridas de resistência
- salto em distância
- salto em altura
- recreação
- exercícios físicos ou ginástica

Objetivo:
- o aluno deverá ser capaz de coordenar os movimentos de corrida
- ter noção de saltos e arremessos
- saber as regras fundamentais
- saber a importância da atividade física, fazendo corretamente os exercícios propostos e conseqüentemente os seus benefícios
- diferenciar e ter noção das provas.

Aplicação:
- aulas práticas e teóricas utilizando os processos pedagógicos e educativos na forma de adaptação,competição (respeitando as etapas de aquecimento, desenvolvimento e volta à calma)
- exposição com aulas de vídeo
- jogos pré-desportivos
- execução e interpretação das regras.


Atividade 02 FUTSAL
Jogo dos 3 Toques ou mais
Objetivo: andar com a bola
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: 5 x 5. O atleta que está com a bola não pode passar antes de dar 3 toques ou mais na bola. Ao andar com a bola, fazendo a devida proteção o atleta, vai desequilibrando a marcação.
Referência: Profº Fernando Ferretti (técnico da Malwee Futsal)

Abraço!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ANO LETIVO 2010


Modalidades trabalhadas de 5ª a 8ª série (ensino fundamental).
- ATLETISMO
- BASQUETEBOL
- FUTSAL
- HANDEBOL
- VOLEIBOL

Atividade 01 FUTSAL
Jogo de 1 toque
Objetivo: velocidade do passe
Material: 5 coletes e 1 bola
O jogo: 1 toque na bola ,o tempo todo. Só é permitido pisar na bola e a partir daí passar com a sola do pé, sem perder o contato com a bola.
Referência: Profº Fernando Ferretti (técnico da Malwee Futsal)

Abraço!