quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Antes de entrar em forma, o check-up é fundamental

Publicado em: 2010-12-13 (extraído do Jornal Zero Hora)
Fonte: Conselho Regional de Educação Física - Santa Catarina


Com o verão se aproximando, muitas pessoas correm para as academias e parques com o objetivo de perder peso e entrar em forma para a estação mais quente do ano. No entanto, esta é uma situação que pode gerar uma série de problemas ao corpo. Justamente por isso, antes de iniciar alguma atividade física é preciso realizar uma avaliação médica, especialmente cardiológica, para que não haja futuros problemas.
Para Ana Camarozano, cardiologista da Prolab, a prática de exercícios físicos sem orientação médica pode ocasionar uma série de problemas na saúde do indivíduo.
— Se houver fatores predisponentes ou de risco para a doença cardíaca, o indivíduo pode apresentar palpitação, arritmias, dor no peito, infarto do miocárdio e raramente até mesmo morte súbita — afirma a médica.
Ainda segundo Ana, os exames são importantes para saber as reais condições do sistema cardiológico. Com isso, o indivíduo pode realizar as atividades físicas na medida certa.
— Quando exigimos mais do nosso coração devemos tê-lo em condições para tal, e a identificação de alterações cardiovasculares direciona para o exercício supervisionado, onde a intensidade e duração do mesmo é menor — conclui.

Abraços !!!