sábado, 8 de agosto de 2009

MR JORDAN

MR JORDAN

Minha meta é ser o melhor, mas eu aproximo tudo usando metas a curto prazo, passo a passo. Quando eu estabeleço uma meta, eu fixo outra mais próxima que sei que vou alcançar se trabalhar com persistência. Cada sucesso conduz ao próximo. Todo tempo visualizo:
1. Onde quero chegar,
2. O que quero ser
3. Que tipo de pessoa quero me tornar.
Trabalho metas curtas sempre com o fim em mente. Eu sei exatamente onde eu quero ir, e foco meus esforços em chegar lá. Como eu alcanço essas metas mais curtas, ganho mais confiança. É tudo um processo mental para mim, apenas me concentro no próximo passo.
Eu não tenho nenhum medo de perguntar para qualquer pessoa qualquer coisa. Por que haveria de ter medo? Minha atitude é "Me ajude; me dê alguma direção".
Você pode aplicar esta mesma aproximação de metas para qualquer coisa que você queira fazer. Por exemplo, suponha que sua meta é se tornar um doutor. Esses passos estão como pedaços de um quebra-cabeça, onde todos juntos formam um quadro único. Quando estiver completo, você conseguiu.
Não Pense Em Fracasso
Eu nunca penso nas conseqüências de falhar. Porque quando você pensa nas conseqüências, você sempre pensa em um resultado negativo. Se eu estou em qualquer situação, eu estou sempre pensando que vou ter êxito, não sobre o que aconteceria se eu falhar.
Algumas pessoas gelam por medo do fracasso pensando na possibilidade de um resultado negativo. Eu percebi que se eu fosse alcançar qualquer coisa em minha vida, tinha que ser agressivo. Eu tive que chegar lá, e mostrar isso. Eu não acredito que você possa alcançar qualquer coisa sendo passivo.
Eu sei que o medo é um obstáculo para algumas pessoas, mas para mim é uma ilusão. Qualquer medo é uma ilusão. Você tem que pensar no medo como uma oportunidade para fazer seu melhor e ter um pouco mais de sucesso.
Se tudo que fiz não me trouxe sucesso, então pelo menos eu nunca poderei olhar para traz e dizer que tive medo de tentar. O fracasso sempre me fez tentar mais e mais da próxima vez.
Meu conselho é "pense positivo" e "ache combustível no fracasso". Às vezes o fracasso mostra em seu íntimo para onde você deve ir. Muitas das maiores invenções no mundo só foram descobertas depois de centenas de fracassos anteriores, que foram usadas como respostas.
Medo às vezes vem de uma falta de foco ou concentração. Se você sabe que está fazendo as coisas certas, só relaxe e execute. Esqueça intervenções de fora. Você não pode controlar mesmo nenhuma intervenção.
Quando você faz uma apresentação, você pode fazer todas as coisas necessárias, entretanto está fora de suas mãos o resultado. Ou os clientes gostam da apresentação, ou não. Portanto não se preocupe antecipadamente com isso.
Eu posso aceitar o fracasso. Todo mundo falha em algo. Mas eu não posso aceitar não ter tentado. Não importa se você ganha, contanto que você dê tudo do seu coração e trabalhe a 110 por hora. Se você der o melhor em seu trabalho, os resultados virão. Eu não posso fazer coisas mais ou menos. Porque eu sei que fazendo assim, posso esperar resultados mais ou menos. Isso é por que eu vejo o mundo como meus jogos. Eu não posso relaxar nos treinos por que quando eu precisar daquele empurrão a mais durante um jogo, ele tem que estar lá.
Mas isso é o que muitas pessoas fazem. E isso é por que elas falham. Ficam comedidas, reservando esforços, se poupando a cada dia. Estão procurando razões em vez de respostas.
Supere Obstáculos
Você vê muito isso no mundo dos negócios. Há um milhão de desculpas por não dar tudo de si. "Se fosse me dada uma oportunidade", ou "se só o chefe gostasse mais, eu poderia realizar isto ou aquilo". Nada mais que desculpas.
É claro que há obstáculos e distrações. Se você está tentando alcançar algo, haverá pedras na estrada.
Mas obstáculos não têm que pará-lo. Se você colide com uma parede, não se renda. Entenda como escalá-la, passe por cima, ou dê a volta ao redor.
Você tem que aderir a seu plano.
Nossa sociedade tende a exaltar sucesso individual sem considerar o processo inteiro. O que é um CEO com uma grande idéia, se não for capaz de envolver as pessoas para fazer acontecer? Se você não tem todos os pedaços no lugar, particularmente as linhas dianteiras, aquela idéia não significa nada. Você pode ter os maiores vendedores do mundo, mas se as pessoas que fazem o produto não são boas, ninguém comprará nada.
Gerentes, como treinadores, têm que achar modos para utilizar talentos individuais nos melhores interesses da companhia. É um processo abnegado. Às vezes em nossa sociedade é difícil ver o grupo pois todos só querem ver super-estrelas. Nós tendemos a ignorar ou não respeitar todas as partes que tornam o todo possível.
Talento ganha jogos, mas um time unido e inteligência é o que ganha campeonatos.
Tudo o que eu alcancei só foi possível da maneira como trabalhei com metas próximas, de olho num objetivo maior, sem perder o foco e principalmente sem pular etapas. Não é possível saltar por fundamentos, são os blocos básicos do edifício. Mas algumas pessoas não entendem isso, querem resultados rápidos, estão focados no amanhã.
Quando você entende domina os fundamentos, na hora do jogo você não precisa se preocupar com eles. E isso lhe permite trabalhar mais inteligentemente. Soa fácil, mas não é. Você tem que constantemente monitorar seus fundamentos porque a única coisa que vai permitir avanços será sua atenção a eles. Os fundamentos nunca mudarão. Há um jeito certo e um modo errado para fazer coisas. Trabalhe nos fundamentos, e o nível de tudo o que você faz subirá.
Conduza Através de Exemplos
Eu sempre tentei conduzir através de exemplo. Eu nunca tentei motivar apenas falando porque penso que palavras não significam tanto quanto ação. Assim eu tentei pintar um quadro de mim mesmo trabalhando duro e com disciplina. Por que não? Se a pessoa que está lá em cima não trabalha duro, por que deve fazê-lo outro qualquer?
Um líder tem que ganhar esse título. Você não é o líder só por ser o melhor jogador no time, a pessoa mais inteligente na classe, ou o mais popular. Ninguém pode lhe dar aquele título. Você tem que ganhar o respeito ao redor por suas ações. Você tem que ser consistente em sua apresentação, pode ser basquetebol, uma reunião de vendas, ou lidando com sua família. Eles têm que confiar que você estará lá, que seu desempenho será consistente de jogo para jogo, particularmente quando coisas ficam pretas.
Em última instância, treinadores, gerentes ou jogadores podem dizer qualquer coisa que eles quiserem, mas se eles não sustentarem isto com desempenho e trabalho duro, suas palavras não significam nada.
Um líder não pode dar nenhuma desculpa. E você tem que estar disposto a sacrificar certas metas individuais, se necessário, para o bem do time. Um líder também é uma pessoa que teve sucessos passados em outras ocasiões e não teve medo de viver a chance de conduzir outros novamente arriscando seu prestígio.
No caminho, você também tem que defender o que você acredita e se agarrar em suas convicções. Toda casa, todo negócio, e todo bairro precisa de alguém para conduzir.
Michael Jordan é o autor de "I Can't Accept Not Trying (Harper San Francisco)" e ex- jogador de basquete do Chigago Bulls. Este artigo é adaptado do livro citado, numa tradução livre de Denilson Godry Farias.

Abraço!