segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nutricionista dá dicas sobre como se alimentar na hora do exercício físico

Dica nº 1: hidrate-se

A nutricionista e doutora em fisiologia pela UFRJ, Renata Lopes Araújo, afirma que cerca de 80% das pessoas que a procuram estão em busca de orientações sobre como se alimentar para praticar exercícios na academia, seja pela estética ou pela saúde. Segundo a especialista, a regra número um da dieta para quem pratica exercícios físicos é a hidratação.
“Uma observação importante é que é a água que hidrata. Muita gente bebe suco de fruta para se hidratar, mas o problema é que o percentual de água no suco pode variar. Um suco de fruta pode ter um percentual de água bem reduzido, de apenas 30%, dependendo da composição e da concentração do suco”, alerta a nutricionista.
Mas Renata Araújo ressalta que todo mundo deve beber muita água e não apenas quem pratica algum exercício. “A recomendação é beber de 2L a 2,5L de água por dia. Mas, com esse calor, a recomendação pode chegar a 3,5L”, afirma.
Mas se você não tem o hábito de beber tanta água, a especialista dá a dica: “Uma maneira de se controlar é colocar uma garrafa de 2L de água na sua mesa do escritório. Aí, você começa a tomar aquilo como rotina”. Mas é importante beber aos poucos. “Se você beber 1L ou 1,5L der uma vez, não tem o mesmo efeito que beber aos poucos, porque o organismo acaba eliminando parte desta água sem utilizá-la devidamente”.

Qual é a melhor hora para beber água ao se exercitar?
E sempre fica aquela dúvida: beber água antes, durante ou depois do exercício? A especialista diz que tanto faz, o importante é que a pessoa se sinta bem e esteja sempre hidratada. “Varia de acordo com a pessoa. É importante que ela esteja 100% hidratada. Se ela não bebeu água antes do exercício, é importante que, durante o treino ou depois, ela se hidrate. Tem gente que vai para a academia e bebe água durante a corrida e passa mal. Se isso acontecer, ela deve beber água depois. O importante é repor a água que se perde”.
Por isso, a dica é estar sempre hidratado, seja antes, durante ou depois do exercício. A hora exata vai depender de pessoa para pessoa.

Quando devo comer: antes ou depois do exercício?
Outra dúvida muito freqüente dos adeptos da atividade física é quando comer. Há quem diga que deve ser antes do exercício. Outras pessoas sugerem que seja depois. Segundo a nutricionista, a própria pessoa é que deve definir quando se alimentar.
“O corpo tem reservas e estoques energéticos. Na hora em que você vai para uma atividade desportiva, seu corpo é capaz de gastar energia e utilizar energia estocada, mas tem gente mais sensível. Essa tolerância é individual”, aponta a especialista.
Se você não consegue fazer uma alimentação antes da atividade física, deve fazer um bom jantar no dia anterior. “Quem que se exercita no final da tarde ou à noite e passa o dia sem comer nada, comer algo duas ou três horas de malhar. Ela tem que observar se sente alguma indisposição. E, assim que sair do exercício, deve comer, para repor o gasto energético”, Renata Araújo faz a ressalva.
Alimentos leves antes do exercício é uma das orientações

Mas o que comer? A nutricionista aponta algumas orientações.
Antes do exercício: coma alimentos que são facilmente digeríveis, como frutas, frescas ou desidratas e iogurte. E com volume reduzido de líquido.
Depois do exercício: reponha proteína e carboidrato após a atividade física. Deve-se procurar um profissional para saber as quantidades específicas de proteína e carboidrato de cada pessoa.
Renata Lemos Araújo aponta também que a pessoa deve se alimentar, preferencialmente, em um intervalo de três ou quatro horas. Mas, segundo a especialista, isso não é regra. Se você tem algum compromisso e tem que escolher em comer duas horas depois da última refeição ou, então, só sete horas depois, é melhor que se alimente em períodos de tempo menores do que ficar sem comer durante muito tempo.
“A gente sabe que é preciso ter uma flexibilidade. Por isso, coma em pequenas porções e em intervalos freqüentes”, indica a nutricionista.

Nutricionista faz um alerta: não copie dietas
Sobre as dietas que a gente recebe por indicação de algum amigo ou que viu na internet, a nutricionista ressalta que a alimentação que é indicada para uma pessoa pode não ser boa para outra. “Cada indivíduo tem suas restrições de idade, sexo, histórico familiar e composição corporal. Por isso, o que comer pode variar de acordo com o indivíduo”, declara. “Fazer uma dieta que o outro faz não significa que vai ser saudável para você”.

Por isso, procure um especialista para mais informações mais específicas para saber como você deve se alimentar de forma saudável e de acordo com o exercício que pratica.

Disponível em www.globo.com/fantástico, acessado em 11/jan/2010.