sábado, 9 de janeiro de 2010

NBA

por Sérgio Prado

A National Basketball Association, fundada em junho de 1946, é a principal liga do basquete profissional americano. Atualmente composta por trinta times dos Estados Unidos e Canadá, a NBA é a mais globalizada das ligas, com presença de jogadores de vários países. Até a última temporada, jogadores de 66 países já haviam disputado partidas da liga, que hoje também tem partidas válidas pela temporada regular disputadas fora da América do Norte. Graças a esta globalização, as regras da NBA estão cada vez mais próximas do basquete organizado pela FIBA. O tempo de posse de bola, a duração dos períodos e a distância entre a linha de três pontos e a cesta ainda são as principais diferenças, mas a participação dos profissionais americanos em competições internacionais estreitou os laços entre as duas entidades.
A liga é dividida em duas conferências, a Leste e a Oeste. Cada uma delas é subdividida em três divisões, com cinco equipes cada uma. A temporada regular começa na primeira semana de novembro, e cada equipe disputa oitenta e dois jogos (metade em casa e metade como visitante). Um time joga contra oponentes de sua divisão por quatro vezes (dezesseis jogos no total), contra equipes de sua conferência por três ou quatro vezes (trinta e seis jogos) e duas vezes contra os adversários da outra conferência. Nos playoffs, que começam no final de Abril, se classificam os oito melhores times de cada conferência. As séries acontecem em melhor de sete jogos e o time de melhor campanha tem a vantagem de fazer até quatro partidas em casa. Os campeões de cada conferência fazem a final da liga, também em melhor de sete jogos.
O Boston Celtics é o time que possui mais títulos. Com a conquista da temporada 2007/2008, são dezessete no total. Na seqüência vem o Los Angeles Lakers, com quatorze conquistas. Em terceiro está o Chicago Bulls, com seis.

Curiosidades
A NBA é a única das grandes ligas profissionais onde as equipes enfrentam todos os outros times durante a temporada.
Considerado por muitos como o melhor time de todos os tempos, o Dream Team que venceu as Olimpíadas de Barcelona em 92 era formado por: Charles Barkley (Phoenix Suns), Larry Bird (Boston Celtics), Clyde Drexler (Portland Trailblazers), Patrick Ewing (New York Knicks), Magic Johnson (Los Angeles Lakers), Michael Jordan (Chicago Bulls), Christian Laettner (Universidade de Duke), Karl Malone (Utah Jazz), Chris Mullin (Golden State Warriors), Scottie Pippen (Chicago Bulls), David Robinson (San Antonio Spurs) e John Stockton (Utah Jazz). O técnico era Chuck Daly, do Detroit Pistons.
O primeiro brasileiro a participar da NBA foi o pivô Rolando Ferreira. Ele disputou a temporada 88/89 pelo
Portland Trailblazers, jogando 12 partidas e marcando nove pontos. Depois dele vieram: Pipoka, Nenê, Leandrinho, Rafael “Baby” Araújo, Alex Garcia, Anderson Varejão e Marcus Vinícius.
A maior audiência televisiva de uma série final da NBA aconteceu em 1998, ano em que o Chicago Bulls bateu o Utah Jazz por quatro a dois. Esta foi a última participação de Michael Jordan em finais.

Disponível em www.espn.cm.br, acessado em 09/01/2010.