domingo, 26 de abril de 2009

EXPANSÃO

A expansão do futebol feminino
Abr/2007

Wilton Carlos de SantanaMestre em Pedagogia do Movimento pela UNICAMP (SP)Doutorando em Educação Física na Unicamp (SP)


No ano de 2003 eu e a professora Heloisa Reis (UNICAMP) escrevemos um artigo acerca do futsal feminino (ver artigo). Na época, segundo o que levantamos, se manifestava um interesse da Confederação Brasileira na expansão da modalidade, inclusive, em nível internacional. Havia certa expectativa de que o futsal feminino se propagasse. Penso que a CBFS não apenas confirmou, mas superou as expectativas, pois o que vemos é uma expansão sensível do futsal feminino em todo o território nacional. Prova disso, por exemplo, é o fato de a 16ª Taça Brasil de Clubes da categoria principal ser disputada (fases classificatória e final) por 25 equipes de 20 estados diferentes. Além disso, outros dados ratificam a franca ascensão: há um departamento de futsal feminino na CBFS; há uma Liga de futsal feminino; há uma seleção brasileira de futsal feminino, que há pouco tempo esteve na Espanha para alguns amistosos; há campeonatos brasileiros de seleções e de clubes na categoria principal e nas de base; disputou-se, no Brasil, em 2005, um Sul-americano de seleções.
“Possíveis comparações com o futsal masculino devem ser sumariamente evitadas, pois são, minimamente, inoportunas. Mulheres têm de ser comparadas entre si. Assim terão respeitada sua individualidade”.
Em decorrência disso, encontro, independentemente da localidade, profissionais ligados e alunos interessados no futsal feminino e, evidentemente, mais meninas se iniciando no futsal. É ótimo constatar um esporte culturalmente destinado aos homens praticado por mulheres. Nunca é demais lembrar que o esporte não é masculino ou feminino, mas são as culturas, a partir das suas crenças, que lhe imprimem significados. Por isso que um determinado esporte é mais aceito num lugar do que noutro. Em função dos resultados dos últimos quatro anos, o Sul do país concentra as maiores forças da modalidade. As Ligas de 2005 e 2006 foram vencidas, respectivamente, por uma equipe gaúcha (Chimarrão) e outra paranaense (Unopar). As Taças Brasil de Clubes na categoria principal foram vencidas por uma equipe gaúcha (Chimarrão em 2003/04) e outra catarinense (Kindermann em 2005/06). Destaca-se também o tricampeonato da seleção paulista nos três Brasileiros de Seleções disputados (2002/04/06). Em função de residir em Londrina e de aqui se encontrar a Unopar, tenho a oportunidade de acompanhar jogos de bom nível e constatar a evolução técnico-tática das meninas. Penso que o futsal feminino avançou, mas ainda falta ganhar maior visibilidade nos meios de comunicação em geral, sobretudo na televisão. Quando isso acontecer tudo melhorará: com mais dinheiro, maior o poder das equipes de investirem e se dedicarem. Por último: possíveis comparações com o futsal masculino devem ser sumariamente evitadas, pois são, minimamente, inoportunas. Mulheres têm de ser comparadas entre si. Assim terão respeitada sua individualidade; assim as meninas poderão se iniciar no futsal sem a responsabilidade e/ou o objetivo de terem de se comportar como os meninos naquilo que fazem para serem aceitas pelos(as) professores(as).

Grande Abraço!