terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Futsal na TV

Qualidade das Transmissões Pela Sportv

Por Wilton Carlos de Santana

Na última Copa do Mundo de futebol tivemos um show tecnológico. Basta lembrar que a Sony foi um dos patrocinadores. Foram 32 câmeras em ação. Além da inusitada imagem em slow motion, realmente sensacional, havia uma câmera que transitava sobre o campo e permitia, por isso, que se visse o jogo de cima, como se estivéssemos no "teto" do estádio.
Sei que seria muito um jogo de futsal transmitido com toda essa parafernália. Mas, dá para melhorar algumas coisas. Por exemplo, poder-se-ia incrementar, posicionando uma câmera no alto, que transitasse pela quadra. Isso mostraria a entrada do ataque e o sistema defensivo como um todo. Seria muito interessante e educativo. O SPORTV, que é a emissora brasileira que transmite os jogos da Liga Futsal, deveria inovar. Se dá num campo de futebol, imagine numa quadra!
Enquanto isso não acontece, o narrador terá de se orgulhar de ter uma câmera dentro do gol, que, embora não seja nada demais, permite sim uma visão inusitada do lance.
Para finalizar, um puxão de orelha: nos escanteios, não dá para aceitar a TV mostrar a bola e nos privar da movimentação inicial dos jogadores! Alguém precisa avisar essa gente que isso é lamentável. Os assinantes merecem inovações tecnologicas.

Disponível em http://cev.org.br/ , acessado em 14/09/2010.
Abraços !!!