quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estudos

Caros colegas,

colocarei a disposição de quem interessar, a monografia que realizei em parceria com a profª Lucilene, na conclusão do curso de "especialização em futsal".




UNOPAR - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ESPECIALIZAÇÃO EM FUTSAL

LUCILENE ANDRÉIA PERINI & VANDERLEI WOSNIAK


RELAÇÃO ENTRE O JOGO DO CONTRA-ATAQUE E O RESULTADO DOS JOGOS DA UNOPAR/LONDRINA NA TAÇA BRASIL DE FUTSAL FEMININO 2006

Londrina, 2007


PERINI, Lucilene; WOSNIAK, Vanderlei. Relação entre o jogo do contra-ataque e o resultado dos jogos da Unopar/Londrina na Taça Brasil de Futsal Feminino 2006. 2006. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2006.


RESUMO

Qual a relação entre o jogo do contra-ataque e o resultado do jogo? Quais os tipos de contra-ataque que mais ocorrem, qual atleta/função que mais o inicia, qual o percentual de gols decorrente do contra-ataque...? Enfim, quem contra ataca mais vence o jogo? O estudo desenvolveu-se a partir da necessidade de se obter informações sobre as ações que ocorrem no jogo de Futsal feminino para planejar o treino o mais próximo possível da realidade do jogo. Os resultados foram obtidos atraves da análise dos jogos e de pesquisas bibliográficas. Buscando analisar os contra-ataques na Taça Brasil de Futsal Feminino 2006, verificou-se que a frequencia dos contra-ataques foi de 116. Classificou-se os contra-ataques, tendo-o na situação de 3 X 2 o mais utilizado; analisou-se qual a atleta/função que mais iniciou os contra-ataques, com destaque para as pivôs; apontou-se as situações em que os contra-ataques surgiram, sendo que o mais utilizado foi o desarme com 94 situações e visualizou-se que a goleira defendeu 45 situações de contra-ataques. Constatamos que nos jogos analisados a equipe que mais contra atacou, obteve o resultado positivo vencendo 75% de seus jogos disputados.

Abraços !!!