domingo, 8 de agosto de 2010

Pesquisa

Pesquisa comprova eficiência de exercícios respiratórios no controle da asma

Exercícios respiratórios feitos sem a ajuda de nenhum tipo de aparelho podem melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas portadoras de asma. Foi o que comprovou a Profissional de Educação Física Ludmila Gomieiro (CREF 068519-G/SP), durante pesquisa de mestrado na Universidade de São Paulo (USP).
A asma é uma inflamação crônica do sistema respiratório capaz de provocar extrema falta de ar no paciente. Esse tipo de doença tende a se intensificar no período de inverno, quando a umidade diminui e o frio aumenta. Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, as internações por doenças respiratórias crescem 60% nessa época.
Existem formas, entretanto, de aliviar quem vive com asma. Ludmila percebeu a eficiência dos exercícios de respiração no controle da doença ao ministrar aulas de Educação Física para um grupo de asmáticos. “Eu cheguei a ver alunos que chegavam em crise e conseguiam reverter a crise fazendo os exercícios respiratórios”, conta.
Apesar dos benefícios da prática, ela notou que havia certo desinteresse pelo assunto, pouco abordado pela literatura especializada e visto com menor importância pelos alunos e professores. “Comecei a procurar estudos que provassem a eficácia dos exercícios respiratórios. Mas, até então, não tinha nada que medisse, por exemplo, a força dos músculos respiratórios”.

Fonte: Correio Braziliense

* Divulgado através do boletim do CONFEF