segunda-feira, 12 de julho de 2010

AS FASES DO JOGO

Autor: Jose Roulien de Andrade

No futsal, jogo eminentemente tático, distingo três fases, que durante as partidas acontecem o tempo todo, são elas: Ataque, defesa e contra ataque.
Essas fases são distintas, porém acontecem quase que juntas, ligadas pela recuperação e perda da posse de bola, que são as transições entre: ataque-defesa e defesa e ataque.
Cada fase deve ser treinada para que os elementos táticos sejam desenvolvidos e aprimorados.
Na fase de ataque podemos incluir todo os sistemas ofensivos,os padrões de jogo, as manobras de tiro de meta, saídas de meio, escanteios, laterais, faltas e goleiro linha ou linha goleiro (jogador da linha que vai para o gol).
Na defesa o sistema defensivo temos a marcação individual, a marcação por zona e a mista, que impedem a progressão adversária em direção a meta, e as manobras de bolas paradas.
A transição do ataque para a defesa (que acontece após a perda da posse de bola), também faz parte da defesa, onde o jogador deve retornar e reagrupar atrás da linha da bola ou encaixar a marcação.
O contra ataque, transição da defesa para o ataque, depende de uma boa defesa, pode ser induzido ou acontece por um erro de ataque do adevrsário, caracteriza-se por um ataque rápido onde a defesa está comprometida, pode ser: por igualdade numérica (um contra um ou dois contra dois), ou por superioridade numérica ( dois contra um ou três contra dois).
Sugiro que os objetivos dos treinos sejam pautados nas fases do jogo, onde desenvolveremos a inteligência tática do jogador.
Nos próximos textos pontuarei o que entendo da cada uma das fases do jogo.

Abraços !!!