quarta-feira, 17 de junho de 2009

GRAND PRIX DE FUTSAL

Definidos participantes do 5º Grand Prix de Futsal

Os 16 participantes do 5º Grand Prix de Futsal estão definidos. A competição que será realizada em Goiânia e Anápolis (GO), entre os dias 28/6 e 5/7, terá seleções das Américas do sul e central, Europa, África e Ásia. Todos em busca do título do campeonato que vem se consolidando a cada temporada no cenário internacional. As quatro edições anteriores foram vencidas pelo Brasil, que busca o pentacampeonato sob o comando do técnico Marcos Sorato, que terá pela frente sua primeira competição como treinador da Seleção Brasileira de Futsal. Além dos hexacampeões mundiais, outras sete seleções que disputaram a última Copa do Mundo de Futsal, no ano passado, estarão no GP de Futsal.Brasil, Argentina, Irã, Guatemala, Paraguai, República Tcheca, Ucrânia e Uruguai compõem o grupo de equipes que disputaram o campeonato organizado pela Fifa, vencido pelo Brasil, em casa, consolidando a recuperação da hegemonia mundial.
Além destes Países, o 5º Grand Prix terá: Angola, Costa Rica, Hungria, Moçambique, Peru, Romênia, Sérvia e Venezuela, fechando o grupo de 16 nações que disputarão o título em terras goianas.
O sorteio das chaves e a consequente definição da tabela de jogos da primeira fase ocorrerá nesta sexta-feira (19/6), em Anápolis (GO). A competição segue o mesmo formato do ano passado, em que as equipes serão divididas em quatro grupos, com quatro seleções cada. Após a disputa em suas respectivas chaves, em turno único, os dois melhores classificados de cada grupo avançam para as quartas-de-final.A partir desta etapa as partidas serão eliminatórias. Mesmo aquelas que não conquistarem a classificação na primeira fase prosseguem disputando o Grand Prix, para definição das posições intermediárias, entre a 9ª e 16ª posições. O objetivo é promover o intercâmbio entre as variadas escolas salonistas que estarão presentes para a disputa do campeonato.Ao todo estão programados 48 jogos no 5º Grand Prix. As cidades de Anápolis (GO), com o ginásio Newton de Faria, e Goiânia (GO), com o Goiânia Arena, dividirão a responsabilidade de abrigar o campeonato, que distribuirá uma premiação de cerca de R$ 100 mil entre todos os participantes. O campeão embolsará um prêmio de R$ 40 mil.
5º Grand Prix de Futsal – Participantes
Angola
Argentina
Brasil
Costa Rica
Guatemala
Hungria
Irã
Moçambique
Paraguai
Peru
República Tcheca
Romênia
Sérvia
Ucrânia
Uruguai
Venezuela

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br