sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estudos

1 INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento dos sistemas defensivos, a utilização do contra-ataque, que consiste na saída rápida da defesa para o ataque, aproveitando o desequilíbrio da defesa e com a finalidade de obter o gol, tornou-se um elemento básico da tática.
Considerando o crescimento do futsal feminino, analisaremos na Taça Brasil de Futsal Feminino 2006, a relação do contra-ataque com os resultados finais dos jogos.
O futebol de salão nasceu na década de 30 e foi criado na ACM de Montevidéu, Uruguai (...) o primeiro escrito sobre o futsal no Brasil, foi de autoria de Roger Grain, sendo publicado em 1936, em uma revista de educação física. (VOSER e GIUSTI, p.41, 2002)
O futebol de salão teve a criação das primeiras federações na década de 50. foi o início da institucionalização do esporte.
Em março de 1958, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou a prática do futebol de salão no país. Na década de 80, ocorreram os primeiros campeonatos panamericanos e mundiais, tendo o Brasil como vencedor. Em 1990 a FIFA assumiu a organização do esporte, denominando-o futsal.
Tratando-se do futsal feminino, de acordo com (SANCHES e BORIM, 2005),
• Em 08/01/1983 o Conselho Nacional de Desportos, liberou a prática de futebol e futebol de salão para mulheres. A partir dessa data os campeonatos começaram a surgir em vários estados, no entanto nenhum sendo oficial e reconhecido pela CBFS (...);
• A necessidade de expandir a prática do Futsal feminino no Brasil e no mundo teve como principal motivo aumentar o número de paises praticantes também no feminino para incluir a modalidade nas olimpíadas no masculino e feminino;
• Para incluir o feminino no Pan de 2007, fez-se um levantamento e concluiu-se que em torno de 10 paises na América Latina praticam a modalidade no feminino, e muitos ainda sem campeonatos estaduais;
• O primeiro campeonato oficializado pela CBFS, foi a Taça Brasil de Clubes, realizada em Mairinque-SP em janeiro de 1992 com a participação de 10 equipes indicadas por suas federações, já que por não haver campeonatos nacionais a maioria das federações não organizavam campeonatos estaduais.
Em 2005, foi contemplado com sua primeira edição da Liga Futsal. É cada vez é mais comum observarmos meninas praticando o esporte. Em muitos estados, as competições femininas, nas categorias de base, já são uma feliz realidade.
Com a recente historia do futsal feminino, esta pesquisa busca responder questões ainda sem resposta, servindo como subsidio para o planejamento dos treinamentos.
Buscando responder essas questões, analisamos a relação entre o jogo do contra-ataque e o resultado dos jogos na Taça Brasil de Futsal Feminino 2006.
A partir da avaliação dos resultados obtidos, identificamos e classificamos os tipos de contra-ataques que ocorreram com maior freqüência; identificamos a atleta (função) que mais iniciou os contra-ataques, verificamos as situações que mais resultaram em contra-ataques, classificamos no que resultaram os contra-ataques e relacionamos os números de contra-ataques com os resultados finais dos jogos;
Assim sendo, qual a relação entre o contra-ataque e o resultados final do jogo na Taça Brasil de Futsal Feminino 2006?

Abraços !!!