quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estudos

Caros colegas,

colocarei a disposição de quem interessar, a monografia que realizei em parceria com a profª Lucilene, na conclusão do curso de "especialização em futsal".




UNOPAR - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ESPECIALIZAÇÃO EM FUTSAL

LUCILENE ANDRÉIA PERINI & VANDERLEI WOSNIAK


RELAÇÃO ENTRE O JOGO DO CONTRA-ATAQUE E O RESULTADO DOS JOGOS DA UNOPAR/LONDRINA NA TAÇA BRASIL DE FUTSAL FEMININO 2006

Londrina, 2007


PERINI, Lucilene; WOSNIAK, Vanderlei. Relação entre o jogo do contra-ataque e o resultado dos jogos da Unopar/Londrina na Taça Brasil de Futsal Feminino 2006. 2006. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2006.


RESUMO

Qual a relação entre o jogo do contra-ataque e o resultado do jogo? Quais os tipos de contra-ataque que mais ocorrem, qual atleta/função que mais o inicia, qual o percentual de gols decorrente do contra-ataque...? Enfim, quem contra ataca mais vence o jogo? O estudo desenvolveu-se a partir da necessidade de se obter informações sobre as ações que ocorrem no jogo de Futsal feminino para planejar o treino o mais próximo possível da realidade do jogo. Os resultados foram obtidos atraves da análise dos jogos e de pesquisas bibliográficas. Buscando analisar os contra-ataques na Taça Brasil de Futsal Feminino 2006, verificou-se que a frequencia dos contra-ataques foi de 116. Classificou-se os contra-ataques, tendo-o na situação de 3 X 2 o mais utilizado; analisou-se qual a atleta/função que mais iniciou os contra-ataques, com destaque para as pivôs; apontou-se as situações em que os contra-ataques surgiram, sendo que o mais utilizado foi o desarme com 94 situações e visualizou-se que a goleira defendeu 45 situações de contra-ataques. Constatamos que nos jogos analisados a equipe que mais contra atacou, obteve o resultado positivo vencendo 75% de seus jogos disputados.

Abraços !!!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Liga Futsal 2010

Os dois primeiros encontros válidos pelas quartas-de-final terminaram empatados. Na última sexta-feira, a equipe do SCaetano/Corinthians/Unip foi a Erechim-RS e conquistou importante empate em 1 a 1 contra o Atlântico/Erechim, levando a decisão para São Paulo.
Na noite de ontem, foi a vez da ACBF/Carlos Barbosa ir a Petrópolis-RJ e levar um ponto pra casa: Poker/PEC 2 x 2 Carlos Barbosa. A decisão da vaga será em Carlos Barbosa-RS.
Na noite da próxima quinta-feira, teremos o confronto mais aguardado, e talvez o mais equilibrado desta fase. Em Joinville-SC, a equipe da Krona/Joinville/DalPonte recebe a Malwee/Cimed de Jaraguá do Sul-SC. O jogo acontece as 21horas.
Já na sexta-feira, o último confronto pelos jogos de ida acontece em Orlândia-SP, entre Intelli/Orlândia e Copagril/Faville/DalPonte de Marechal Rondon-PR.
Abraços !!!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vocação pro Rock

Blumenau mostrou neste fim de semana, mais uma vez, que é uma cidade que gosta muito de rock, do bom rock, é claro.
A danceteria Rivage lotou na noite deste sábado (25/set/2010) para assistir ao show do "Pouca Vogal" (Gessinger - Engenheiros do Hawaii + Leindecker - Cidadão Quem).
Mesmo com a mescla de gerações - eu por exemplo, ouço engenheiros desde os anos 80. Já minha filha tem apenas 14 anos e também é fã da banda - o público de forma geral cantou todas as músicas, desde as clássicas de engenheiros e cidadão até as inéditas produzidas para o projeto PV (são 8 inéditas).
Cabe aos responsáveis pela promoção de eventos culturais na cidade refletirem. Deixemos de acompanhar os modismos que estão acabando com a nossa juventude.
Tenhamos eventos de qualidade, em locais organizados e menores só acompanhados pelos responsáveis.
Abraços !!!

Passeio 8ª série

No último dia 16, os alunos da 8ª série da "EEB Profª Áurea Perpétua Gomes" realizaram o passeio ao "Parque Beto Carrero World".
Foi um dia de muita diversão para todos. Os alunos foram acompanhados pelos professores Vanderlei (Educação Física), Mari (Informática) e Rodrigo (Ciências).
A coordenação do passeio ficou sob responsabilidade da "Jean Turismo".




O passeio foi um sucesso, "Graças a Deus" !!!

sábado, 25 de setembro de 2010

Agenda


Hoje a noite tem show com POUCA VOGAL  em Blumenau.
Local: Rivage
Ingressos: Bruneti discos, Madrugadão lanches ou no local.
Início as 23 horas.

Abraços !!!

Sábado de muitos gols

Os amistosos deste sábado tiveram placares elásticos:
Local: SERC Salto do Norte

Jogo 01 - Infantil Masculino
EEB Profª ÁUREA P. GOMES  12 x 03 EBM Visconde de Taunay

Jogo 02 - Mirim Feminino
EEB Profª ÁUREA P. GOMES  06 x 01 EBM Visconde de Taunay

Jogo 03 - Infantil Feminino
EEB Profª ÁUREA P. GOMES  02 x 07 EBM Visconde de Taunay

Abraços !!!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AMISTOSOS

Neste sábado  (25/9) equipes da EEB ÁUREA P. GOMES realizarão série de amistosos contra equipes da EBM Visconde de Taunay. Os jogos visam preparar as equipes das duas escolas para os JEPB, que iniciam na próxima semana.
  8:30h - Infantil masculino
  9:30h - Mirim feminino
10:30h - Infantil feminino

Os jogos acontecerão na SERC Salto do Norte.
Abraços !!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Liga Futsal 2010

Quatas-de-final

Atlantico/Uri/Erechim  x  SCaetano/Corinthians/Unip
24/9 - 19h
04/10 - 18:45h

Poker/Pec  x  Carlos Barbosa
27/9 - 18:45h
05/10 - 19h

Krona/Joinville/DalPonte  x  Malwee/Cimed
30/9 - 21h
08/10 - 19h

Intelli/Orlandia  x  Copagril/Faville/DalPonte
01/10 - 19h
11/10 - 18:45h

* Todos os jogos terão transmissão ao vivo pelo canal sportv.
Abraços !!!

sábado, 18 de setembro de 2010

Pouca Vogal
















 
Na foto: Vandeco, Humberto Gessinger e Thaís.

No próximo dia 25 tem Pouca Vogal em Blumenau. Com certeza o melhor show do ano na região.
Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii) e Duca Leindecker (Cidadão Quem) trazem na bagagem vários sucessos das super-bandas, além de oito inéditas.
Imperdível !!!
Abraços !!!

Amistosos

Equipe feminina de futsal realizou neste sábado pela manhã, amistoso preparativo para os JEPB.
O amistoso foi contra equipe da "EEB Max Tavares d´Amaral" (as duas equipes estão no mesmo grupo na categoria infantil).
Durante a partida a equipe da "ÁUREA P. GOMES" mesclou as atletas mirim e infantil em quadra. As meninas venceram o jogo por 6 a 4, com gols de: Tainá Duane; Mayla (2); Patrícia; Camila e Thaís.
Jogaram: Eula; Camila; Cíntia; Mayla; Patrícia;Hainá e Taíne (pelo mirim)
Paola; Thaís; Mayara; Thainá Berté; Tainá Duane e Gabriela (pelo infantil).

AUREA P. GOMES 6 x 4 Max Tavares
Abraços !!!  

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Liga Futsal 2010

Definido os cruzamentos para a próxima fase da Liga:
Carlos Barbosa (1ºA)                  x  Poker/Pec (4º B)
Copagril/Faville/DalPonte (2º A)  x   Intelli/Orlandia (3º B)
Krona/Joinville/DalPonte (3º A)   x  Malwee/Cimed (2º B)
Atlantico/Uri/Erechim (4º A)        x  SCaetano/Corinthians/Unip (1º B) 

Abraços !!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Parabéns René

O treinador René Simões, sempre muito educado e consciente, cedeu entrevista na noite desta quarta-feira, logo após o jogo entre Santos x Atlético-GO e comentou a respeito deste guri que anda recebendo tanto espaço e apoio da mídia: o Neymar, rapaz mal-educado e despreparado para o sucesso. Jogador de constantes simulalações que  caminha contra o "fair play".
Cabe a nós (professores e treinadores) refletir:
- quais conceitos e valores estamos transmitindo aos nossos atletas?;
- vencemos com humildade e perdemos com respeito?;
- vale vencer passando por cima do outro?

Abaixo a matéria, disponível no site: http://globoesporte.globo.com/

René Simões critica Neymar: 'Estamos criando um monstro'

Técnico do Atlético-GO diz que ficou envergonhado com as atitudes do jovem santista, que descumpriu ordens de Dorival. Ele pede educação  

Enquanto coleciona boas jogadas e golaços, Neymar também acumula polêmicas e desafetos. Entre confusões em campo e até na internet, desta vez o atacante do Santos bateu o pé para a ordem de Dorival Júnior, que mandou Marcel cobrar o pênalti, na vitória sobre o Atlético-GO, por 4 a 2. O jogador teria ofendido o técnico depois. Acompanhando tudo de perto, o técnico do rival, René Simões, lamentou as atitudes do jovem, pediu encarecidamente que ele seja educado e disse que "um monstro" está sendo criado.

- Estou extremamente decepcionado. Estou desde garoto no futebol e poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro.
René também citou o dossiê que o Santos falou que vai fazer para provar que Neymar tem sido caçado em campo. Para o treinador do Dragão, porém, o documento é para mostrar que o atacante se joga em campo, cavando faltas.
- Em nome dessa arte de jogar futebol, da qual eu sou partidário, estamos criando um monstro. Temos que fazer um dossiê pelo número de vezes que ele se joga. A televisão tem que mostrar.
O técnico disse também que foi apoiar Dorival Júnior. O treinador santista repreendeu Neymar, que não gostou e bateu boca com o comandante.
- O que esse rapaz tem feito é inaceitável. Algo precisa ser feito, Neymar tem de ser educado logo. Desse jeito, ele vai virar um monstro. Fui ao Dorival dizer que estava certo ao repreendê-lo. Neymar, hoje, não é um homem, nem um grande jogador, é um projeto diss tudo. Fiquei decepcionado com o futebol depois desse episódio - colocou Simões.
Segundo o treinador, que reclamou também das firulas do jogador ao longo da partida desta quarta-feira, na Vila, até mesmo alguns jogadores do Peixe não gostaram do que Neymar fez.
- Vi os rapazes dizendo que não compactuam com o que ele fez. Não podemos deixar isso acontecer. Torno a pedir educação a ele, dos árbitros, do clube, enfim... - repetiu.

Abraços !!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Futsal na TV

Qualidade das Transmissões Pela Sportv

Por Wilton Carlos de Santana

Na última Copa do Mundo de futebol tivemos um show tecnológico. Basta lembrar que a Sony foi um dos patrocinadores. Foram 32 câmeras em ação. Além da inusitada imagem em slow motion, realmente sensacional, havia uma câmera que transitava sobre o campo e permitia, por isso, que se visse o jogo de cima, como se estivéssemos no "teto" do estádio.
Sei que seria muito um jogo de futsal transmitido com toda essa parafernália. Mas, dá para melhorar algumas coisas. Por exemplo, poder-se-ia incrementar, posicionando uma câmera no alto, que transitasse pela quadra. Isso mostraria a entrada do ataque e o sistema defensivo como um todo. Seria muito interessante e educativo. O SPORTV, que é a emissora brasileira que transmite os jogos da Liga Futsal, deveria inovar. Se dá num campo de futebol, imagine numa quadra!
Enquanto isso não acontece, o narrador terá de se orgulhar de ter uma câmera dentro do gol, que, embora não seja nada demais, permite sim uma visão inusitada do lance.
Para finalizar, um puxão de orelha: nos escanteios, não dá para aceitar a TV mostrar a bola e nos privar da movimentação inicial dos jogadores! Alguém precisa avisar essa gente que isso é lamentável. Os assinantes merecem inovações tecnologicas.

Disponível em http://cev.org.br/ , acessado em 14/09/2010.
Abraços !!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Liga Futsal 2010

Segunda-fase

Florianópolis Futsal       3  x  2  Krona/Joinville/DalPonte
V&M Minas          2  x  3  Copagril/Faville/DalPonte
Poker/PEC                    3  x  6  Malwee/Cimed
Zaeli/Gazin/Penalty         3  x  4  SCaetano/Corinthians/Unip
Foz Futsal                      0  x  6  Intelli/Orlandia
Atlantico/Uri/Erechim     4  x  3  Carlos Barbosa

Abraços !!!

Liga Futsal

2ª fase

SCaetano/Corinthinas/Unip  4  x 1 Malwee/Cimed
Copagril/Faville/DalPonte    5  x  2 Atlantico/Uri/Erechim
Krona/Joinville/DalPonte     3  x  0 Carlos Barbosa
Intelli/Orlandia                    4  x  3 Poker/PEC
Florianópolis/Futsal            4  x  4 V&M Minas
Zaeli/Gazin/Penalty             5  x  3 Foz Futsal/Penalty

Abraços !!!  

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

JEPB

Fase final,
Local: Complexo Esportivo do SESI- Blumenau

Data:
01/10 Sexta-feira
10 horas - Mirim Feminino: ÁUREA P. GOMES  x Visconde de Taunay
13:30 h  - Mirim Feminino: Vidal Ramos  x  ÁUREA P. GOMES
14:15 h  - Infantil Feminino: ÁUREA P. GOMES  x  Max Tavares d´Amaral 
16:30 h  - Infantil Feminino: Oscar Unbehaun  x  ÁUREA P. GOMES

02/10  Sábado
10:45 h  - Infantil Masculino: Leoberto Leal  x  ÁUREA P. GOMES
15 horas- Infantil Masculino: ÁUREA P. GOMES  x  Shalom

Abraços !!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

JEPB - fase final

FUTSAL - COMPOSIÇÃO DAS CHAVES

MIRIM MASCULINO
Grupo A                               Grupo B                Grupo C                 Grupo D
Conselheiro Mafra                Lúcio Esteves         Bom Jesus              Shalom
Barão do Rio Branco            EEB Pedro II        Alberto Stein           Leoberto Leal
Lauro Müller                        Sagrada Família     Santos Dumont        Anita Garibaldi

1º Chave A X 2º Chave D
1º Chave C X 2º Chave B
1º Chave B X 2º Chave C
1º Chave D X 2º Chave A

MIRIM FEMININO

Chave A                          Chave B
Francisco Lanser             Visconde de Taunay
Duque de Caxias             Vidal Ramos
Oscar Unbehaun              Áurea P. Gomes
Leoberto Leal

INFANTIL MASCULINO

Chave A                     Chave B                             
Santos Dumont           Leoberto Leal                   
Pedro Feddersen        Áurea Perpétua Gomes   
Hercílio Deeke           Shalom      

Chave C                               Chave D

Oscar Unbehaun                   Francisco Lanser
Wilhelm T. Schurmann          Bom Jesus
Barão do Rio Branco            Lúcio Esteves

1º Chave A X 2º Chave D
1º Chave C X 2º Chave B
1º Chave B X 2º Chave C
1º Chave D X 2º Chave A

INFANTIL FEMININO

Chave A                           Chave B                             Chave C
Visconde de Taunay         Leoberto Leal                     Max Tavares d’Amaral
Duque de Caxias              EEB Pedro II                     Oscar Unbehaun
Lauro Muller                   João Joaquim Fronza           Áurea Perpétua Gomes
Francisco Lanser             Vidal Ramos

CHAVE D                     CHAVE E
1º Chave A                    1º Chave B
2º Chave B                    1º Chave C
2º Chave C                    2º Chave A

Abraços !!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Liga Futsal 2010

2ª fase – Quinta-rodada


Zaelli/Gazin/Penalty            2 x 3 Malwee/Cimed
SCaetano/Corinthians/Unip 5 x 1 Intelli/Orlandia
V&M Minas                        7 x 4 Atlantico/Uri/Erechim
Joinville/Krona/DalPonte   3 x 1 Copagril/Faville/DalPonte
Florianópolis FutSal           1 x 5 Carlos Barbosa
Foz/Futsal/Penaty                3 x 3 Poker/Pec

2ª FASE – Sexta-rodada
V&M Minas                2 x 2 Joinville/Krona/DalPonte
Poker/Pec                    4 x 2 Zaelli/Gazin/Penalty
Carlos Barbosa            3 x 1 Copagril/Faville/DalPonte
Foz/Futsal/Penaty         1 x 2 SCaetano/Corinthians/Unip
Atlantico/Uri/Erechim  2 x 0 Florianópolis FutSal
Malwee/Cimed             3 x 2 Intelli/Orlandia

Abraços !!!