sábado, 26 de junho de 2010

Perdas e Ganhos

Exercício:
Pegue uma folha de papel e divida em quatro partes, apenas dobando o papel.
Escreva em um dos pedaços do papel, o nome da pessoa mais importante da sua vida.
No outro pedaço, escreva algo de você que gosta muito (ex: uma característica ou valor importante).
No terceiro pedaço, escreva um sentimento que você julga importante (ex: o amor).
No último pedaço, coloque algo material que você possui e que goste muito.

Agora as escolhas:

Primeiro, vamos descartar uma das quatro coisas que escrevemos, cortando o papel e jogando-o fora. De forma voluntária, você precisa escolher.
Vamos escolher a segunda coisa para eliminar.
Agora vamos fazer a terceira escolha, esta é mais difícil, não é mesmo?
Bom, o pedaço que você tem na mão, provavelmente é aquilo que você considera mais importante nesse momento.

Você está valorizando-a realmente?

Exercício extraído do livro: Você também pode ser feliz, de Bebeto.

Abraços !!!

O melhor do mundo

Por Wilton Carlos de Santana

No Mundial da China, em 2004, por esse ou aquele motivo, pouco se viu o talento de Manoel Tobias, pois este passou boa parte do tempo no banco de reservas. Não opinarei sobre o motivo de o técnico da Seleção Brasileira ter optado pela sua pouca utilização. As decisões de um técnico devem ser respeitadas, ainda mais de alguém experiente e competente como Fernando Ferretti. De minha parte, quero registrar neste editorial o meu apreço pelo o que Manoel Tobias representou para o futsal brasileiro em geral. Não o acompanhei fora das quadras, mas nestas penso que Manoel estabeleceu um padrão do que deveria ser o jogador de futsal da “Era FIFA”: com bola, imprimir velocidade ao passe (acelerado), procurar o jogo direto, de chutes e passes verticais (sem burocracia e sem desespero), adaptar-se às estratégias do técnico, atuando taticamente de forma coletiva, mas sem perder a criatividade e a individualidade, atitudes últimas, aliás, que fizeram Tobias tantas vezes artilheiro e melhor jogador de campeonatos importantes; quando a bola estivesse de posse da sua equipe, deveria desequilibrar o marcador para recebê-la, ou projetar-se no espaço, ou “meter a cara” no meio (aproximar-se para jogar); quando a bola estivesse com o adversário, obstruir o seu avanço, criando-lhe desconfortos; quando do desarme, visar à bola, sem imprudência; correr para trás para cobrir espaços e colegas (ajudar).
Manoel Tobias representou para muitos treinadores jovens como eu o exemplo de jogador a ser seguido. Foi quem fez mais gols, quem atuou mais vezes e quem conquistou mais títulos pela Seleção Brasileira. Foi considerado pela FIFA o melhor jogador de futsal do mundo em duas oportunidades (1996 e 2000), ocasiões em que foi artilheiro. Todos sabem do desafio que é para a Seleção Brasileira voltar ao topo do futsal internacional. Penso que isso fica ainda mais difícil por não termos um craque como o Manoel Tobias. Ao afirmar isso não questiono o fato de esse jogador não ser convocado. Longe disso. O técnico da Seleção Brasileira, como poucos, sabe muito bem o que faz. O fato é que Manoel estará com 37 anos em 2008! Refiro-me ao fato de o PC não ter alguém como ele “disponível”, como Tacão (1992 e 1996), Vander (2000) e Ferretti (2004) tiveram. Não compararei os jogadores de hoje com Manoel Tobias. Esse tipo de comparação é para quem nada entende de futsal. Lamento o fato (ainda que o compreenda) de Manoel jogar na Espanha. A questão é a seguinte: “Em qual craque os jovens (jogadores e treinadores) de hoje se inspirarão?”.

Abraços !!!

CRAQUES

Craques nascem feitos ou se formam craques?
Prof. Fernando Ferretti - Malwee Futsal / SC

Publicado em 01 de março de 2009

Circula pela internet imagens - estão no blog(www.ferrettifutsalblog.blogspot.com)
- de um menino argelino que vive na Franca, de 6 anos que já esta sendo apontado como o novo Zinedine Zidane pela imprensa francesa. Trata-se realmente de um fenômeno, como se pode ver, mas e também uma grande exceção da regra de que craque, para formar-se craque realmente, depende de dois fatores principais, que alias aprendemos em biologia já no primeiro grau: O genótipo (carga genética que trazemos de nossos pais e antepassados) e do fenótipo (a influencia do meio onde vivemos os estímulos que recebemos e as oportunidades de realizar um treinamento de qualidade).Quantos bons jogadores de bola conhecemos e que não vimos triunfar em nenhuma equipe de futebol ou futsal? Por quê? Como explicamos? Apesar da habilidade inata, não progrediu ao estrelato e, ao contrario, alguns jogadores de técnica discutível conseguem chegar ao apogeu em importantes equipes. São importantes taticamente e indispensáveis no funcionamento das equipes. E o tal do genótipo e o tal do fenótipo. Falar que craque nasce feito e não ter estado a beira da quadra para ver e testemunhar que craque se faz com muito treino e informação. Piaget diz que a aprendizagem se da segundo parâmetros motores, cognitivos e afetivos. Portanto o que treinamos, o que botamos para dentro da cabeça do nosso atleta (comentamos, corrigimos e repetimos e a experiência de outrem) e o ambiente facilitador da aprendizagem que criamos.O menino argelino Madin é dessas aberrações que demoram muito para surgir e mesmo assim vamos aguardar o futuro para ver se não há aí uma queima de etapas com o menino, ao se criar muita expectativa em torno de alguém de apenas 6 anos.Vamos ver se vai vivendo experiências educativas realmente significativas que o levem a ser o jogador que todos esperamos que seja,aliás para o bem do futebol.

Abraços !!!

Auto-rendimento

Por Wilton Carlos de Santana

Para parte dos professores de futsal, crianças não passam de estatística. Aqueles sobrevivem da quantidade de gols que estas fazem, do número de desarmes que executam, do tempo que jogam, das vezes que jogam, dos títulos que conquistam, enfim, do seu desempenho. Os “treinadores” costumam inscrever suas equipes, de crianças de 06 a 09 anos, nos campeonatos oficiais (Liga e Federação). Assim, têm a oportunidade de demonstrar o “profissionalismo da comissão técnica”, promoverem-se e angariar alguns pa(i)trocinadores. É preciso salientar que, nessas competições, em função de perseguirem a vitória a qualquer custo, resultado exclusivo que boa parte dos adultos aceita, esses professores apóiam poucas crianças, deixando as demais no banco de reservas todo o jogo, o mês, o ano. Oponho-me a esse tipo de prática. Causam-me indignação algumas cenas e atitudes grotescas quando da disputa de jogos nessa faixa etária. Sobra fragilidade pedagógica em parte dos professores de crianças esportistas. O olhar míope compromete o ambiente e, por extensão, o aprendizado dos alunos.
A rigor mesmo, crianças deveriam competir “pra valer” (nas chamadas competições federadas) mais para frente, a partir dos 12 anos de idade, quando em geral acumulariam mais experiência motora, técnico-tática e emocional. Não é preciso competir cedo para ser um craque de futsal no futuro! Já mostramos isso quando do artigo “A iniciação de jogadores de futsal com participação na seleção brasileira”. Por outro lado, nada impediria as crianças de se iniciarem no futsal cedo, desde que orientadas por professores que planejassem aulas diversificadas, que as poupassem da excessiva competitividade, que propusessem alternativas para isso, como encontros e festivais, que as privassem do rigoroso crivo de boa parte dos adultos, que as propiciassem jogos em que, todas, jogassem. O esporte na infância é, sempre, educacional. Não importa se realizado em clube ou escola. Trata-se de auto-rendimento e não de alto rendimento. Ser educacional implica em ser ético e responsável, o que inclui buscar a excelência (superar-se), mas exclui viver para atender às idiossincrasias de professores mal preparados.

Abraços!!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

FINAIS

Divulgada a tabela das finais sub-15 da “Copa Eletrosul – Circuito Catarinense de Futsal”.
São 12 equipes em busca do título,
- Col. Áurea Perpétua Gomes (Blumenau)
- Escola da URI (Santo Ângelo)
- CME Viamão (Viamão)
- Futsal Coronetti (Videira)
- FME Rio Negrinho (Rio Negrinho)
- Peregrinos (São José)
- Dom Bosco (Itajaí)
- Aduc (Chapecó)
- CME Bom Retiro (Bom Retiro)
- APE (Campo Alegre)
- FME Corupá (Corupá)
- Adesa (Santo Amaro da Imperatriz)

A equipe do “Col. Áurea P. Gomes” está no grupo B com FME Rio Negrinho e Peregrinos.

Abraços!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Finais da Copa Eletrosul




A Copa Eletrosul de Futsal chega as finais (etapa estadual).
A primeira destas etapas acontece em Corupá, neste final de semana, 12 e 13 de junho. O município sediará a etapa estadual das categorias sub-15 e sub-17.
A equipe do Col. Áurea P. Gomes disputará na categoria sub-15. Mesmo com toda a equipe sendo formada por atletas sub-13, à exceção do goleiro Andrei e do pivô Juan, a equipe vem conquistando bons resultados. No mês passado obteve a terceira colocação em Blumenau, e no último dia 06 foi vice em Ilhota, perdendo apenas na decisão por pênaltis para a equipe da Apama.
A equipe vai para a etapa final com:
08 – Andrei
10 – Julio
07 – Maykon
05 – Elinton
13 – Matheus
09 – Isaque
11 – Bruno
03 – Juan
12 – Gabriel
Téc.: Vandeco

Copa do Mundo

DUNGA

Nesta Copa vou torcer para o Brasil. Mais que isso, vou torcer para o Dunga, cara sério e comprometido, que não se deixa levar pelos sangue-sugas da imprensa.
Qual a herança que uma seleção deve deixar para o seu povo? A do respeito, da união, do trabalho sério e da cumplicidade? Se for esta a herança, a seleção comandada por Dunga já obteve sucesso antes mesmo desta copa começar.
Mas me perece que seguirmos o pensamento de parte dos meios de comunicação, nem com o hexa-campeonato Dunga será digno de reconhecimento.
Em nosso país, questiona-se a não convocação de um “? Atleta ?” que é notícia nos jornais ao segurar uma metralhadora.
Os clubes europeus contratam nossos garotos e lá, esses meninos são lapidados com toda a paciência necessária para tornarem-se craques mundiais. Aqui, basta um guri de 17 anos fazer alguns malabarismos com a bola, em campeonatos regionais, que não servem de referência alguma, para que os meios de comunicação exijam sua convocação ao evento mais importante deste esporte, sem que tenha sido testado ao menos uma vez.
Mas não se espante Dunga, você já foi execrado uma vez. Lembra?
A seleção dirigida por Parreira, mesmo tendo livrado o Brasil de uma espera de 24 anos foi alvo de duras críticas.
A seleção brasileira de futsal passou por situação semelhante. Depois de 8 anos assistindo a Espanha dominar o cenário mundial, o Brasil reconquistou o título. No entanto, o técnico PC de Oliveira não escapou das reclamações por deixar Falcão no banco. Esqueceram-se de que nos dois mundiais que o Brasil perdeu, Falcão era a grande estrela.
Em qualquer outro país, Dunga seria ovacionado pelos títulos que já conquistou. Aqui, mesmo que vença a copa, não se preocupe Dunga, pois as críticas já começaram. Os sangue-sugas estão de plantão.
Que somos um país sem memória, todos sabemos. O que me preocupa é que estamos nos tornando um país sem valores.

Abraços !!!

domingo, 6 de junho de 2010

COPA ELETROSUL sub -15



Equipe do “Col. Áurea P. Gomes” ficou com o vice-campeonato da etapa em Ilhota da Copa Eletrobrás/Circuito catarinense de Futsal.
A equipe perdeu a decisão nos pênaltis (5 a 4) para a equipe da Apama, após o empate sem gols no tempo normal.
Foi um bom jogo, onde as duas equipes buscaram o gol,com várias oportunidades desperdiçadas por ambas as equipes.
Com este resultado, a equipe garantiu uma vaga na etapa final da competição.

A equipe:
Fundo (da esq. para dir.): Bruno, Matheus, Gabriel, Maykon, José, Andrei e Vandeco;
Frente (da esq. para dir.): Juan, Júlio, Elinton, João e Isaque.

Abraços !!!

sábado, 5 de junho de 2010

COPA ELETROSUL (final sub-11 masculino)

Equipe do “Col. Áurea P. Gomes”, disputará em Taió (12 e 13/6/2010) as finais da competição.
Na fase classificatória a equipe conquistou o vice em Blumenau.
A equipe:
01 – João Victor (goleiro)
12 – Lucas (goleiro)
16 – Douglas(fixo)
10 – Marcelo (ala)
06 – Matheus (fixo)
08 – Jonathan(pivo)
09 – Paulo (ala)
04 – Gustavo (ala)
05 – Raul (ala)
07 – Sandro (ala)
11 – Richard (pivo)
02 – Nathan (goleiro)
Téc.: Vanderlei (vandeco) Wosniak

Abraços !!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

COPA ELETROSUL (final feminino sub-13)




Equipe do “Col. Áurea P. Gomes”, disputará em Rio Negrinho (19 e 20/6/2010) as finais da competição.
Na fase classificatória a equipe conquistou o título em Itajaí, e ficou com o vice em Blumenau.
A equipe:
01 – Michelle (goleira)
12 – Eula (goleira)
16 – Paola (goleira)
10 – Cíntia (ala)
06 – Camila (fixo)
08 – Patrícia (ala)
09 – Mayla (pivô)
04 – Hainá (fixo)
05 – Talita (pivô)
07 – Thaís (ala)
11 – Thainá Berté (pivo)
02 – Tainá Duane (ala)
Téc.: Vanderlei (vandeco) Wosniak

Abraços !!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

COPA ELETROSUL




Equipe sub-15 do “Col. Áurea P. Gomes” disputa neste final de semana (06/06/2010) a última etapa da fase classificatória da “Copa Eletrobrás/Eletrosul de Futsal”.
A etapa acontece em Ilhota, e terá a participação de cinco equipes na categoria:
- Col. Áurea P. Gomes (AACAP) - Blumenau
- C.A. Independente - Itajaí
- Apama – Blumenau
- Col. Salesiano – Itajaí
- Col. Unificado – Itapema

O “Col. Áurea P. Gomes” já garantiu vaga na fase final da competição nas categorias sub-11 masc e sub-13 fem.

A equipe vai à quadra com:
08 – Andrei Ruginski (goleiro)
12 – Gabriel Ramos (goleiro)
01 – José Vitor (goleiro)
10 – Júlio (fixo)
07 – Maykon (ala)
06 – Elinton (ala)
09 – Isaque (pivô)
11 – Bruno (pivô)
05 – Matheus (ala)
03 – Gabriel Bressanini (fixo)
04 – Juan (ala)
02 – Fillip (ala)
Téc.: Vanderlei (vandeco) Wosniak

Abraços!!!