domingo, 29 de novembro de 2009

Carlos Barbosa conquista a Taça Brasil de Clubes

*Beto Costa/CBFS

Carlos Barbosa ficou com o título da competição
Cascavel (PR) - Depois de oito anos a equipe do Carlos Barbosa voltou a conquistar a Taça Brasil de Clubes. O time gaúcho chegou novamente ao topo da mais tradicional competição do futsal mundial, disputada desde 1968, ao vencer a forte equipe do Tigre/Natto, de Pernambuco, na decisão pelo placar de 7 a 6 nos pênaltis, depois de um empate em 2 a 2 no tempo normal e de 1 a 1 na prorrogação.
Com isso o time comandado pelo técnico Paulo Mussalem chegou ao seu segundo título na Taça Brasil, competição que havia vencido no ano de 2001, quando o título foi dividido com o Sumov (CE). Foi o fechamento de um ano nacionalmente ótimo para o Carlos Barbosa, que havia conquistado também a Liga Futsal 2009, principal campeonato do salonismo nacional.

O jogo
Logo em seu primeiro ataque a equipe do Tigre conseguiu a abertura de placar. Em rápido contra golpe pelo meio a bola foi passada para Carlos que recebeu pela esquerda de ataque e bateu no contra pé do goleiro Bilica, que tentou sair para fechar o ângulo. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
O Carlos Barbosa foi ao ataque, mas não encontrou facilidade para entrar no sistema defensivo da equipe pernambucana, que se fechava bem e impedia as infiltrações gaúchas. Quando teve a chance real de empate, Rodrigo, da ACBF, avançou livre pela esquerda e bateu, para grande defesa do goleiro Laga.
A pressão gaúcha continuou e logo o time de Carlos Barbosa conseguiu chegar ao empate. Em escanteio pela esquerda, Sinoê cobrou com velocidade e Jé, na área pernambucana, se antecipou a um marcador e bateu de bico, vencendo o goleiro Laga e igualando a contagem.
Pouco depois o Carlos Barbosa chegou ao seu segundo tento. Bilica recebeu passe de recuo e lançou a bola de sua área, encontrando Jé livre na área adversária. Com uma cabeçada para trás, o atleta da ACBF deslocou o goleiro pernambucano, que nada conseguiu fazer.
Com a virada no placar o Carlos Barbosa passou a se resguardar um pouco mais, levando a vantagem mínima para a segunda etapa. No período complementar, o jogo começou equilibrado, sendo que a equipe pernambucana voltou mais ofensiva e, por pouco, não empatou em chute de Juninho, que Bilica se esticou para defender.
Laga, goleiro do Tigre, também experimentou o goleiro gaúcho com um forte arremate, mas Bilica foi bem na defesa. O jogo, a partir desse momento, ficou aberto e as duas equipes passaram a buscar o ataque mutuamente. Com isso Laga e Bilica passaram a ter trabalho dobrado na partida.
No final a equipe do Tigre/Natto pressionou muito a ACBF, utilizando o goleiro-linha. Acuado, o Carlos Barbosa conseguiu segurar o placar até o último minuto de partida. Mas quando faltavam 23 segundos para o final do jogo, depois de um bate rebate na área gaúcha, Carlos apareceu livre para empatar o jogo.

Tempo extra e Pênaltis

Na prorrogação o Carlos Barbosa logo partiu para o ataque e marcou seu gol. Goda fez boa jogada pelo meio e lançou Flávio pela direita. O pivô pegou de primeira, acertando o canto esquerdo do goleiro Laga. Mas no segundo tempo da prorrogação o Tigre chegou ao empate novamente. A bola veio cruzada da direita e Carlos apareceu livre para marcar seu terceiro gol na partida.
Mesmo com muita movimentação ofensiva os dois times continuaram buscando a vitória até o final da partida. Mas o placar permaneceu e os times foram para a decisão por pênaltis e quem se deu melhor foi a equipe do Carlos Barbosa, que venceu por 7 a 6, com Bilica sendo o herói ao defender a última cobrança pernambucana.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br

Resultados

Tabela De Jogos
Categoria Sub 14
J Data Hora Equipe A X Equipe B
01 28.11 08:15 METISA 02 X 04 ADESC/ SCHROEDER
02 28.11 08:40 APAMA 03 X 00 COL. FREI POLICARPO
03 28.11 09:15 METISA 02 X 05 APAMA
04 28.11 09:40 FREI POLICARPO 04 x 00 ADESC/ SCHROEDER
05 28.11 10:15 APAMA 03 X 03 ADESC/ SCHROEDER
06 28.11 11:00 METISA 07 X 01 COL. FREI POLICARPO

sábado, 28 de novembro de 2009

Estrangeiros entrevistam Humberto Gessinger

By Os Estrangeiros

Humberto Gessinger de alguma forma está por trás deste blog. Tudo começa quando em alguma esquina do acaso a gente topa com uma canção e descobre que – sim! – mais alguém sente a mesma estrangeirice que você e, além disso, consegue fazer a vida girar em torno dela. Entrar no palco impregnado sempre pelo mesmo brilho, apesar da batalha diária e autônoma de levantar e sempre revigorar seu nome como músico e compositor é algo que não nos deixa esquecer o quanto é importante acreditar nas nossas visões e batalhar por elas.
Mas esse Humberto do parágrafo acima vocês todos conhecem. Fomos até ele para descobri outras facetas do eterno alemão-dos-Engeheiros-do-Hawaii. O resultado desmitifica o trabalho de músico estradeiro e apresenta um fotógrafo amador preocupado em não espantar as cenas com sua câmera.

Muitos músicos dizem que para uma banda perseverar é fundamental gostar de viajar, de pegar a estrada. Essa vontade de estar em trânsito te influenciou na hora de montar uma banda como a Engenheiros do Hawaii, ou o duo Pouca Vogal?
Viajar é preciso. Daí para gostar de viajar, já vai uma distância. Antes das bandas eu tinha viajado muito pouco. Prefiro chegar nas cidades à noite, no ônibus da banda. Chegando de avião, me sinto turista ou executivo. Chegando de madrugada , no ônibus, me sinto Clint Eastwood numa cidade deserta de bangue bangue.


Como figura pública, talvez seja difícil curtir os lugares que visita em virtude do assédio dos fãs – em muito lugares tua presença pode ser um ‘acontecimento’ que transforma a rotina habitual. Como é conviver com isso? Isso não colabora para que um trabalho que te daria liberdade para conhecer pessoas e lugares acabe na verdade fazendo com que tu fique mais recluso?
É, o observador acaba transformando o objeto. Mas há outras formas de absorver as características locais. As reações ao show são um bom indicativo de como uma cidade é.

Com tanto tempo na estrada a trabalho, curte ainda viajar só para relaxar?
Para mim, férias é estar longe de aeroportos e hotéis.


Gosta de registrar as viagens em fotos? E teu cotidiano? Que tipo de equipamento fotográfico usa?
A câmera tem que ser invisível, ou seja, um celular. Andar com máquina fotográfica parece que espanta as coisas interessantes. Com celular, a gente engana o destino. Tá sempre ali e nunca está. Só a Sony Ericsson tem feito celulares levando a foto em consideração. São os únicos com flash e resolução alta.


Você se sente um estrangeiro?
Viajando, não. Viajando, a estrangeirice é normal, sem estranhamento. Em Porto Alegre, me sinto. Nenhuma ilha do oriente é tão exótica quanto a esquina da tua casa, sempre igual, sempre outra.

Texto: Ale Lucchese

Circuito de Futsal

Jogos ocorrem neste sábado, na AA Metisa, e Timbó.

Tabela De Jogos
Categoria Sub 14
J Data Hora Equipe A X Equipe B
01 28.11 08:15 METISA X ADESC/ SCHROEDER
02 28.11 08:40 APAMA X COL. FREI POLICARPO
03 28.11 09:15 METISA X APAMA
04 28.11 09:40 FREI POLICARPO x ADESC/ SCHROEDER
05 28.11 10:15 APAMA X ADESC/ SCHROEDER
06 28.11 11:00 METISA X COL. FREI POLICARPO

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vídeo

No dia 28, às 21h30 poderemos assistir "Tua imensa torcida é bem feliz", um especial para mostrar a volta do Vasco da Gama.
O vídeo será exibido pelos canais ESPN.

Em dezembro, mais um vídeo:
"VASCO 2009, amor sem divisão", este com transmissão pelos canais SporTV.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Taça Brasil de Clubes

ACBF passa pelo Umuarama e garante vaga na fase decisiva
*Beto Costa/CBFS

Rodrigo marcou um dos gols da ACBF na partida
O Carlos Barbosa garantiu a última vaga na fase decisiva da 36ª Taça Brasil de Clubes de Futsal. A conquista veio com a vitória sobre o Zaeli/Penalty/Umuarama na noite desta segunda-feira (23/11), por 3 a 2, em confronto disputado no ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR). Com isto, o time laranja chegou aos 12 pontos e não pode mais ser ultrapassado no grupo 1.
A ACBF fará parte do grupo B da fase decisiva da Taça Brasil, que será disputada a partir da quarta-feira (25/11), em Cascavel (PR). O time duelará com a Ulbra/Toddy/Tavares (TO), Juinense (MT) e Tigre/Natto (PE). A chave A da etapa final da competição conta com o Diplomata/Mufftão/Cvel (PR), ABC/UnP/Art&C (RN), V&M Minas (MG) e AABB/Unimed (AC).
Os gaúchos saíram na frente. Thiaguinho abriu o marcador aos 5min57. Porém, a etapa inicial terminou empatada. Aos 18min18, Canabarro empatou o confronto. “Começamos o jogo dando muito espaço. Não conseguimos neutralizar algumas jogadas da ACBF, mas a partir da metade do primeiro tempo passamos a jogar”, destacou o técnico do Umuarama, Jarico.
Na etapa final, Carlinhos voltou a colocar os visitantes em vantagem, aos 27min29. Na sequência, Canabarro foi expulso, aos 28min32. Com um homem a mais em quadra, o time da serra gaúcha voltou a ampliar, desta feita com o fixo Rodrigo, que fez seu quinto tento na fase eliminatória da Taça Brasil.
Rubinho descontou para os anfitriões, aos 36min15, mas a reação foi insuficiente para impedir a vitória do time laranja, que confirmou sua passagem à fase decisiva da Taça Brasil de Clubes, edição 2009.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Circuito Regional

Circuito Regional - 3ª Etapa

Equipe da Soc.Harmonia/FreiPolicarpo/Ociani disputou neste domingo (22/11) a penúltima etapa do "Circuito Regional de Futsal". Os jogos aconteceram no Ginásio Municipal, em Schoereder.Com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota; a equipe ficou com o 2º lugar desta etapa.

Tabela De Jogos
Schroeder/ Adesc 02 X 01 Metisa
Apama 03 X 00 Col. Frei Policarpo
Schroeder/ Adesc 00 X 03 Apama
Col Frei Policarpo 05 x 00 Metisa
Apama 05 X 00 Metisa
Schroeder/ Adesc 03 X 03 Col.Frei Policarpo

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Copa ARWEG

Divulgada a tabela da "Copa ARWEG de Futsal sub-14".
A equipe da Soc.Harmonia/FreiPolicarpo/Ociani está no grupo B, com:
- ARWEG
- Clube Escola Ricardo Hoffmann / F.M.E Rio Negrinho
- F.M.E Corupá

A primeira fase acontece no dia 29/11.
Esta será a última competição em que Vanderlei Wosniak (vandeco) comanda a equipe.
Em 2010 o professor estará desligado da EEB Frei Policarpo, sendo que o mesmo já encerrou a parceria de 4 anos com FME de Gaspar.

Circuito Regional

Equipe da Soc.Harmonia/FreiPolicarpo/Ociani disputa neste domingo (22/11) a penúltima etapa do "Circuito Regional de Futsal". Os jogos acontecerão no Ginásio Municipal, em Schoereder.

Tabela De Jogos
Categoria Sub 14
J Data Hora Equipe A X Equipe B
01 22.11 08:15 Schroeder/ Adesc X Metisa
02 22.11 08:40 Apama X Col. Frei Policarpo
03 22.11 09:15 Schroeder/ Adesc X Apama
04 22.11 09:40 Col Frei Policarpo x Metisa
05 22.11 10:15 Apama X Metisa
06 22.11 11:00 Schroeder/ Adesc X Col.Frei Policarpo

Abraço.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tabela da fase decisiva da Taça Brasil é divulgada

A tabela oficial da fase decisiva da Taça Brasil de Clubes 2009 foi divulgada na tarde desta quinta-feira (12/11) pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal. A competição terá início no dia 25/11 em Cascavel, região oeste do Paraná e será disputada no ginásio Sérgio Mauro Fetusgatto, tendo o Diplomata/Muffatão/Cvel como equipe anfitriã.

Ao todo oito clubes lutarão pelo título da mais tradicional competição do salonismo nacional, faltando apenas definir o representante da eliminatória 1, que será disputada logo antes do início da fase decisiva, na cidade de Umuarama, próxima a Cascavel. Nesta chave estão as equipes do Cyagim (PR), Umuarama (PR), ACBF (RS), Atlântico (RS), Patrimonial (SC) e Malwee (SC).

Na fase decisiva as equipes serão divididas em dois grupos com quatro times cada. No Grupo A estarão o Diplomata (PR), a V&M Minas (MG), o ABC/Unp/ART&C (RN). No grupo B, além do campeão do grupo 1 da eliminatória, também estarão em disputa o Juinense (MT), o Tigre/Natto (PE) e a equipe da Ulbra/Toddy/Tavares (TO).

Na primeira rodada da competição estão previstas as partidas entre o campeão do grupo 1, que enfrentará a Juinense, a partir das 16h30. Na sequência, às 18h se enfrentam a Ulbra/Toddy e o Tigre. As 19h30 é a vez do Diplomata encarar a AABB e, encerrando a rodada, o ABC encara a V&M Minas.

Os dois melhores colocados de cada chave se classificam para as semifinais da competição, sendo que o melhor colocado do grupo A encara o segundo posicionado da chave B em uma das semifinais. Na outra o mais bem colocado do grupo B encara o segundo da chave A. A final ocorre no domingo (29/11), a partir das 14h.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br

sábado, 14 de novembro de 2009

O CAMPEÃO VOLTOU!!!


Foto: globoesporte.com

- Campeão Brasileiro "série B" 2009
- Campeão Brasileiro 1974
- Campeão Brasileiro 1989
- Campeão Brasileiro 1997
- Campeão Brasileiro 2000
- Campeão Copa Mercosul 2000
- Campeão Copa Libertadores da América 1998
- Campeão Sul-Americano de Clubes Campeões 1948
- Campeão Estadual 1923
- Campeão Estadual 1924
- Campeão Estadual 1929
- Campeão Estadual 1934
- Campeão Estadual 1936
- Campeão Estadual 1945
- Campeão Estadual 1947
- Campeão Estadual 1949
- Campeão Estadual 1950
- Campeão Estadual 1952
- Campeão Estadual 1956
- Campeão Estadual 1958
- Campeão Estadual 1970
- Campeão Estadual 1977
- Campeão Estadual 1982
- Campeão Estadual 1987
- Campeão Estadual 1988
- Campeão Estadual 1992
- Campeão Estadual 1993
- Campeão Estadual 1994
- Campeão Estadual 1998
- Campeão Estadual 2003

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Divisão Especial de Futsal

Blumenau é eliminada da Divisão Especial.
Jogando na noite de sábado no Ginásio Sest/Senat, a equipe da AD Hering/Gasparzinho/FMD Blumenau foi derrotada pelo Florianópolis Futsal com o placar de 2 a 1, gols de Wellington e Alvinho. Quem descontou para os blumenauenses foi Alemão. Com o resultado, os comandados do técnico Jorginho se despediram da Divisão Especial. Florianópolis, por outro lado, espera apenas o adversário para iniciar a fase semifinal da competição.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

JEPB


Em pé (da esq. p/ dir.):Vandeco; Eula; Clarisse; Hainá; Tamara; Amanda e Simas;
Agachado: Paola; Patrícia; Camila; Luiza e Jaqueline.

Equipe de Futsal Feminino da EEB Áurea Perpétua Gomes, terceira colocada nos Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau.

JEPB

Equipe de FUTSAL MIRIM FEMININO da "EEB Profª Áurea Perpétua Gomes" terminou os JEPB com apenas uma derrota e conquistou o terceiro lugar da competição.
Nas semi-finais:
Áurea Perpétua Gomes 00 x 02 Francisco Lanser - 8:30h
Barão do Rio Branco 01 x 02 Visconte de Taunay - 9:15h

Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe venceu o Colégio Barão do Rio Branco por 02 a 00. O título ficou com a EEB Francisco Lanser.

sábado, 7 de novembro de 2009

1º lugar do grupo




Equipe da "EEB Profª Áurea Perpétua Gomes" termina primeira fase dos JEPB de forma invicta e conquista o primeiro lugar da chave A.
Foram três jogos:
Áurea Perpétua Gomes 2 x 1 Oscar Unbenhaun
Áurea Perpétua Gomes 1 x 0 Alberto Stein (por WO)
Áurea Perpétua Gomes 0 x 0 Visconte de Taunay

As semi-finais:
Áurea Perpétua Gomes x Francisco Lanser - 8:30h
Barão do Rio Branco x Visconte de Taunay - 9:15h

As finais ocorrem as 13:30h (3º e 4º) e 14:15h (final).
Os jogos ocorrem no ginásio do GALEGÃO.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

JEPB


Equipe de Futsal Feminino Infantil da EEB Áurea P. Gomes perde jogos da 1ª fase e está eliminada.
No primeiro jogo a equipe foi derrotada pelo Col. Barão do Rio Branco pelo placar de 5 a 2. Contra a EEB Max Tavares a equipe foi goleada por 7 a 1, e contra a EBM Duque de Caxias, nova derrota: 2 a 0.
A equipe:
16 Daniela
02 Rafaela
06 Thaís
04 Thaíne
10 Rúbia
09 Bruna
07 Najoara
11 Mayara
13 Tainá
08 Juliane
05 Camila
03 Tainá B.
14 Jaqueline
Profº : Vandeco

Divisão Especial de SC: ADHering/Gasparzinho empata e se complica



Blumenau - A equipe masculina de futsal de Blumenau (AD Hering/Gasparzinho/FMD) ficou no empate em 3 a 3 com o time de Florianópolis, ontem à noite, no Galegão, pela primeira partida do confronto das quartas-de-final do Estadual da Divisão Especial. Com o resultado, os blumenauenses são obrigados a vencer na próxima partida, marcada para sábado, às 19h30min, no ginásio do Colegial, na Capital.
Apesar do placar equilibrado, o time da casa teve o comando do jogo, criando diversas oportunidades de gol. No entanto, foram os visitantes que saíram na frente. Aos três minutos, o ala Renatinho abriu o placar para Floripa. Os blumenauenses foram para o intervalo com a derrota parcial, mas o gol da AD Hering veio logo no início da segunda etapa. Aos 45 segundos, Alemão com um chute forte venceu o goleiro Ney e igualou em 1 a 1.
O empate chamou os visitantes para o jogo e, aos 10 minutos da etapa complementar, o pivô Alvinho marcou o segundo. Os blumenauenses reagiram e partiram para cima. Pressionaram tanto que, aos 14 minutos, o ala Bruno e o goleiro se desentenderam, e o ala acabou tocando para o próprio gol vazio, marcando o segundo da casa.

Florianópolis, que jogou desfalcada, terá o retorno de quatro jogadores
A AD Hering voltou a pressionar. O fixo Serginho forçou a expulsão de Hiltinho, a dois minutos do final. Quinze segundos depois, Cleiton aproveitou a vantagem numérica e acertou um belo chute cruzado, colocando Blumenau na frente. No entanto, a 13 segundos do fim, a defesa blumenauense falhou e o pivô Alvinho aproveitou para empatar.
O treinador de Blumenau, Jorge Luis Schwatz, o Jorginho, lamentou as chances desperdiçadas:
– Vencíamos por 3 a 2 e tivemos dois lances para matar o jogo. Agora, as duas equipes têm que ganhar.
O time da Capital, semifinalista da última Liga Nacional, jogou desfalcado. O goleiro Djony e o fixo Antônio, suspensos, e o ala Márcio e o pivô Vinícius, lesionados, devem retornar no jogo de volta.
Em caso de um novo empate haverá prorrogação, com vantagem para Florianópolis por ter melhor campanha na fase de classificação.


Fonte: www.santa.com.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Seleção da Liga 2009



A principal competição do futsal nacional encerrou-se com a equipe do Carlos Barbosa (ACBF), na foto acima sagrando-se campeã em uma final eletrizante diante da Malwee Futsal.

Segue abaixo nossa seleção da edição de 2009 da Liga Futsal:

Goleiro: Lavosier (ACBF)
Fixo: James (Joinville/Krona)
Ala: Cabreúva (Malwee Futsal)
Ala: Guina (Joinville/Krona)
Pivô: Lenísio (Malwee Futsal)
Revelação: Djhony (Florianópolis Futsal)
Revelação: Decie (V&M Minas)
Craque: Lenísio (Malwee Futsal)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ESTADUAL DE FUTSAL 2009

AD Hering empata e se complica BLUMENAU - A equipe masculina de futsal de Blumenau (AD Hering/Gasparzinho/FMD) ficou no empate em 3 a 3 com o time de Florianópolis, ontem à noite, no Galegão, pela primeira partida do confronto das quartas-de-final do Estadual da Divisão Especial. Com o resultado, os blumenauenses são obrigados a vencer na próxima partida, marcada para sábado, às 19h30min, no ginásio do Colegial, na Capital.
Apesar do placar equilibrado, o time da casa teve o comando do jogo, criando diversas oportunidades de gol. No entanto, foram os visitantes que saíram na frente. Aos três minutos, o ala Renatinho abriu o placar para Floripa. Os blumenauenses foram para o intervalo com a derrota parcial, mas o gol da AD Hering veio logo no início da segunda etapa. Aos 45 segundos, Alemão com um chute forte venceu o goleiro Ney e igualou em 1 a 1.
O empate chamou os visitantes para o jogo e, aos 10 minutos da etapa complementar, o pivô Alvinho marcou o segundo. Os blumenauenses reagiram e partiram para cima. Pressionaram tanto que, aos 14 minutos, o ala Bruno e o goleiro se desentenderam, e o ala acabou tocando para o próprio gol vazio, marcando o segundo da casa.
Florianópolis, que jogou desfalcada, terá o retorno de quatro jogadores
A AD Hering voltou a pressionar. O fixo Serginho forçou a expulsão de Hiltinho, a dois minutos do final. Quinze segundos depois, Cleiton aproveitou a vantagem numérica e acertou um belo chute cruzado, colocando Blumenau na frente. No entanto, a 13 segundos do fim, a defesa blumenauense falhou e o pivô Alvinho aproveitou para empatar.
O treinador de Blumenau, Jorge Luis Schwatz, o Jorginho, lamentou as chances desperdiçadas:
– Vencíamos por 3 a 2 e tivemos dois lances para matar o jogo. Agora, as duas equipes têm que ganhar.
O time da Capital, semifinalista da última Liga Nacional, jogou desfalcado. O goleiro Djony e o fixo Antônio, suspensos, e o ala Márcio e o pivô Vinícius, lesionados, devem retornar no jogo de volta.
Em caso de um novo empate haverá prorrogação, com vantagem para Florianópolis por ter melhor campanha na fase de classificação.

Disponível em http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/ acessado em 04/nov/2009.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carlos Barbosa é campeão da Liga Futsal 2009

Jaraguá do Sul (SC) - O Carlos Barbosa é campeão da Liga Futsal 2009. O time gaúcho conquistou o título na noite desta segunda-feira (2/11), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), após ter sido superado no tempo normal, por 4 a 3, e ter vencido a prorrogação por 2 a 0. Este foi o tetracampeonato da equipe gaúcha, que já havia levantado a taça em 2001, 2004 e 2006.
O título veio ante a uma Arena Jaraguá lotada com mais de 8 mil pessoas. A equipe gaúcha podia empatar no tempo normal, já que venceu o jogo de ida, em Carlos Barbosa (RS), por 4 a 2. O revés por 4 a 3, com um gol sofrido no minuto final não abalou a equipe laranja, que conseguiu se impor no tempo extra e venceu por 2 a 0.
O jogo
O jogo começou tenso. Após o chute, do fixo Leco, Jé interceptou a bola com a mão dentro da área. Oportunidade para a Malwee abrir o marcador. Lenísio cobrou o pênalti e fez 1 a 0, aos 5min36. O empate surgiu veio dos pés de Jé, que aproveitou o rebote do goleiro Tiago, após cobrança de falta do fixo Rodrigo e mandou para o fundo das redes, aos 9min13.
A tensão carregou as duas equipes em faltas. Com pouco mais da metade do primeiro tempo decorrido, ambos os times já tinham atingido o limite de cinco infrações na etapa. O resultado foi sentido com os sistemas defensivos mais cautelosos, evitando contato com os rivais.
Nos instantes finais do primeiro tempo, Lenísio deu uma bela assistência para Leco, que da entrada da área, girou e chutou forte, cruzado. A bola foi no ângulo superior direito do goleiro Lavoisier, colocando os anfitriões novamente em vantagem, aos 18min25. Ainda na etapa inicial, Xoxo escapou pela ala direita, e tocou na segunda trave, Cabreúva escorou e ampliou, aos 19min10.
No último lance do primeiro tempo, Sinoê chutou e a bola desviou no fixo Leco e entrou na meta do goleiro Tiago, descontando para o time gaúcho, aos 20 minutos.
A etapa complementar teve os visitantes impondo um maior volume de jogo, já que o empate era suficiente para a conquista do título por parte do clube laranja. Os avanços dos gaúchos produziram alguns espaços para a Malwee atacar. Com este panorama, chances de gols foram criadas pelos dois lados, mas o placar permaneceu inalterado.
Faltando cinco minutos para o término do tempo normal o técnico Paulo Mussalem colocou o goleiro Bilica para atuar. O arqueiro passou a ajudar na construção das jogadas ofensivas do Carlos Barbosa. A tática surtiu efeito. Aos 15min32, Bilica lançou pelo alto, Leandrinho escorou de cabeça e Jé chutou forte, no ângulo de Tiago, empatando o duelo.
No minuto final, o ala Cabreúva passou a atuar como goleiro-linha. A resposta foi rápida. Xande tocou para Lenísio, que girou rápido e chutou forte para fazer o quarto tento dos jaraguaenses, aos 39min17. Foi o 32º tento do pivô na Liga Futsal, com isso ele termina a competição como artilheiro, ao lado do ala Falcão.
A vitória da Malwee no tempo normal levou a decisão para o tempo extra.

Prorrogação
A prorrogação, de 10 minutos, começou com os gaúchos melhores, mas logo as ações se equilibraram. As chances de gol no tempo extra foram escassas. Lenísio colocou uma bola na trave, mas a ACBF foi mais efetiva. Após a jogada de Waguinho, Sinoê aproveitou o rebote e definiu para fazer o gol, aos 48min15.
Imediatamente o técnico da Malwee, Fernando Ferretti, colocou Cabreúva para exercer o papel de goleiro-linha. A pressão dos anfitriões foi enorme, Xoxo chegou a mandar um chute na trave direita de Lavoisier, mas o Carlos Barbosa ainda consumou o triunfo com um gol de Lavoisier, aos 49min50, ficando com o título em plena Arena Jaraguá.
“Em nenhum momento deixamos de acreditar que tínhamos condições de vencê-los aqui, mesmo sabendo das dificuldades. No vestiários sentamos e conversamos. Bastava o time estar compenetrado, consciente e confiante de que podia e foi o que aconteceu. Não abdicamos de jogar e ganhamos por 2 a 0”, avaliou o técnico da ACBF, Paulo Mussalem.

Créditos: Rafael Xavier
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
Disponível em www.futsaldobrasil.com.br

domingo, 1 de novembro de 2009

Campeão da Liga Futsal 2009 será conhecido nesta segunda

















Jaraguá do Sul (SC) - Após 213 dias de competição, o jogo de número 245 da Liga Futsal 2009 definirá o campeão da temporada no campeonato mais importante do salonismo nacional. Malwee Futsal e Carlos Barbosa duelam a partir das 19 horas, desta segunda-feira (2/11), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC). O SporTV transmite a decisão ao vivo.
O jogo de ida, realizado em Carlos Barbosa, na sexta-feira (30/10), apontou vitória gaúcha, por 4 a 2. Com isto, um empate leva a ACBF ao tetracampeonato. Os jaraguaenses, atuais bicampeões, precisam da vitória para levar a decisão para o tempo extra, de 10 minutos. Quem vencer a prorrogação levanta a taça. Em caso de empate, o título será definido nos pênaltis.
Tradição não falta aos dois clubes. Ambos buscam o tetracampeonato da Liga Futsal. A Malwee foi campeã em 2005, 2007 e 2008, enquanto o time laranja levantou o troféu em 2001, 2004 e 2006.
Os dois treinadores não têm problemas de ordem disciplinar para escalar suas equipes, no entanto, pelos lados da Malwee, o ala Falcão segue lesionado e não está confirmado no duelo.
“No jogo de ida as coisas não aconteceram como nós gostaríamos e acabamos saindo com uma derrota para tentarmos reverter no jogo de volta. Eu tenho certeza de que teremos o apoio da nossa torcida, e isto pode ser a força extra que precisamos para chegar à vitória”, declarou o pivô Lenísio, vice-artilheiro da Liga, com 30 gols.
Já o ala Tostão destaca como a ACBF deve atuar nesta segunda-feira. “Temos que ter o mesmo espírito que tivemos na partida de ida. Sabemos da qualidade Malwee, do potencial, dos jogadores, de todas as qualidades deles, mas não podemos esquecer o nosso lado. Às vezes valorizamos muito o adversário e acabamos nos desvalorizando um pouco”, alertou.

Créditos: Rafael Xavier
Assessoria de Imprensa da Liga Futsal

Competição e cooperação no esporte coletivo

Wilton Carlos de Santana
Docente do Curso de Esporte da UEL (PR)
Doutor em Educação Física - UNICAMP (SP)

É perfeitamente sabido que resultados ruins no esporte patrocinado resultam em demissões de técnico e de jogadores. Logo, todo treinador procurará jogadores capazes de competir e atender a maior parte das expectativas criadas ao redor da equipe. Por outra, procurará jogador competitivos, isto é, aqueles que reúnem condições de concorrer com outros. Sem essa virtude, não há como participar de equipes que exigem rendimento elevado. De bons jogadores, e considerarei assim todos aqueles que chegarem a esse nível de exigência, bons resultados serão cobrados. Aliás, é para apresentá-los que treinadores e jogadores atuam juntos.
Mas, quem pode ser competitivo? Quem reunir satisfatoriamente um conjunto de capacidades, que inclui as físicas, as gestuais (técnicas), as cognitivas, as emocionais, as sociais. É o desempenho harmônico desse coletivo de qualidades que sustenta o rendimento elevado do jogador; que lhe dá visibilidade. O desenvolvimento desses atributos começa a ser esboçado na iniciação esportiva, afirmado na adolescência e aprimorado na maturidade. Significa dizer que o jogador se torna competitivo ao longo do tempo. Esse processo se chama Treinamento a Longo Prazo (TLP). Estima-se que 10 anos de treinamento sejam necessários para que desponte um jogador de esporte coletivo de alto nível.
Isso posto, afirmaria que a competitividade é uma busca contínua de se tornar mais inteligente, mais bem preparado física, gestual, emocional e socialmente. Demandará, pois, um extenso e cansativo processo de construção sócio-cultural. Nessa caminhada, obviamente, não apenas o treinamento adquirido, mas também as características inatas são influentes. Logo, em se tratando de desempenho esportivo, o que se herda (genética), o jeito que se aprende (pedagogia), e ainda onde se está inserido (cultura), têm muita importância.
Num ambiente em que se busca ser igual ou superior aos outros o paradigma é a meritocracia, isto é, as pessoas são valorizadas segundo seus resultados. Não há como fugir disso. Por exemplo, para quem cumprir as tarefas cotidianas de competir com os colegas de equipe e obtiver êxito, a recompensa será a de ser a opção primária para o treinador; quem competir com os adversários e obtiver êxito, afirmar-se-á como um jogador de destaque, cuja condição lhe renderá, no contexto esportivo, uma gama de outras recompensas (bons contratos, projeção, mais tempo em quadra etc.). Ou seja, apenas para os que apresentarem bons resultados há luz no final do túnel. Para quem for superado, o ônus será o ostracismo e, nos casos mais graves, a exclusão e o banimento. Por isso, isto é, pelo mérito, que os jogadores são mais ou menos aproveitados pelos treinadores e estes mais ou menos valorizados pelos clubes. Em última análise, no esporte profissional, é o mérito o que define se jogadores e treinadores serão mais bem ou mais malsucedidos na carreira esportiva; se permanecerão mais ou menos tempo em evidência.
É exatamente sob o paradigma da meritocracia que muitos se perdem. E o fazem, entre outros fatores, por não conseguirem submeter interesses pessoais aos de natureza coletiva. Quer isso dizer que todo jogador que não conseguir cooperar (atuar junto) num ambiente competitivo é um impostor. E, por extensão, todo treinador que permitir que o egocentrismo, seja de quem for e o seu inclusive, sobrepuje a coletividade, além de impostor, é um amador, pois obstrui diretamente o desenvolvimento da equipe.
Portanto, competição não exclui cooperação. Ao contrário, a exige. Competir é, sobretudo, uma atitude cooperativa. Não precisamos ir tão longe para entender a interface entre essas atitudes. Pensemos no jogo. Este exige que os jogadores joguem sob regras coletivas. Quem não respeitá-las pune o coletivo. As estratégias são planos coletivos; a tática coletiva conecta-os para atacar e defender. A cobertura, o desarme, o bloqueio, o passe, a ajuda (dobra), entre outras, são atitudes cooperativas. Enfim, independentemente dos sujeitos, o ambiente exige cooperação. Entretanto, essa evidência do coletivo não significa, absolutamente, o ofuscamento da individualidade. Pelé e Michael Jordan, atuando de maneira coletiva, talvez tenham sido os jogadores de esportes coletivos mais originais de todos os tempos.
Espero que este texto tenha demonstrado que sem cooperação pouco ou quase nada de bom restará a fazer em esporte, um fenômeno marcado pela competição.
Para refletir: se competição e cooperação caminham juntas, por que boa parte dos jogadores profissionais, acostumada a competir desde cedo nas categorias menores, tem dificuldade de agir cooperativamente em suas equipes?

Disponível em www.pedagogiadofutsal.com.br, acessado em 01/nov/2009.