sábado, 31 de outubro de 2009

Carlos Barbosa bate a Malwee e fica a um empate do título


Carlos Barbosa (RS) - O Carlos Barbosa venceu o jogo de ida das finais da Liga Futsal 2009. O time aproveitou bem o fator casa, jogando no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS), a equipe fez 4 a 2 na Malwee Futsal, em um confronto cheio de alternativas e reviravoltas no marcador, na noite desta sexta-feira (30/10).
A partida de volta, que define o campeão da temporada, ocorre nesta segunda-feira (2/11), em Jaraguá do Sul (SC), às 19 horas. A ACBF precisa de um empate para levantar a taça. Já os catarinenses têm que ganhar no tempo normal para forçar o tempo extra de 10 minutos. Quem vencer na prorrogação fica com o título, enquanto o empate leva a definição para as cobranças de tiros livres da marca do pênalti.
O jogo começou equilibrado. As duas equipes se preocuparam em não abrir espaços, mas logo os gaúchos se soltaram. O primeiro tento da decisão ocorreu aos 2min46, quando Flávio ajeitou e Leandrinho chutou forte, abrindo o marcador para os anfitriões. Em desvantagem no marcador, a Malwee se manteve tranqüila. O time passou a usar mais o goleiro Tiago nas ações ofensivas.
A jogada do gol de empate dos catarinenses começou nos pés do arqueiro. Tiago passou para Xande que escorou para Leco, da entrada da área ele chutou para balançar as redes, fazendo 1 a 1, aos 8min17. A virada jaraguaense ocorreu aos 15min18, quando Chico recebeu na intermediária e acertou um belo chute, no ângulo superior direito de Lavoisier.
No intervalo da partida, os dois treinadores saíram de quadra insatisfeitos. “Sofremos o gol em uma desatenção. Não estivemos concentrados e pagamos o preço”, lamentou o técnico da ACBF, Paulo Mussalem. Já Fernando Ferreti, da Malwee, foi sucinto sobre o que esperava para a etapa complementar. “Nossa equipe tem que melhorar a defesa”.
Nos primeiros minutos do segundo tempo o time laranja empatou. Rodrigo chutou de longe, a bola bateu na trave e voltou nas costas do goleiro Tiago e entrou, aos 23min09. O confronto seguiu com os donos da casa com um maior volume de jogo. A nova reviravolta no marcador ocorreu aos 34min40. Sinoê recebeu de costas para o gol e girou, a finalização saiu forte, sem chances para Tiago.
O gol que consolidou a vitória laranja ocorreu aos 37min25, quando em um contra-ataque, Daniel tocou para Jé, que chutou, no rebote a bola sobrou com Daniel, que voltou a passar a bola para Jé, que desta vez não desperdiçou, fechando o placar em 4 a 2.

Disponível en www.futsaldobrasil.com.br, acessado em 31/out/2009.

“Os Jogos não podem ser só uma festa”

Entrevista com Lars Grael
“Os Jogos não podem ser só uma festa”, avisa Lars, sobre o Rio-2016

Hoje de volta à vela, Lars Grael teve um teve um período de atuação política como secretário de esportes em nível nacional e estadual, em São Paulo. Viveu, assim, o período em que a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos era apenas um embrião, no começo do século, antes mesmo do Pan de 2007. Após a festa com a vitória na eleição para sede de 2016, em Copenhague, na Dinamarca, é hora de se pensar para onde o Rio poderá levar o país. Esta é a preocupação do paulista, duas vezes medalhista de bronze nas Olimpíadas.
Os Jogos não podem ser só uma festa, com um fim", avisa Lars, que disse ter compartilhado o fervor da vitória brasileira. "Nunca tivemos um momento tão propício para discutir o esporte. Para que ele seja integrado às políticas sociais do governo. O esporte tem de ser elemento de políticas públicas."
Para Lars, o fundamental é trabalhar o esporte nos níveis de base, pensando não apenas em resultados, mas em saúde, educação e inclusão social.
Fora da política, o velejador está de volta ao mar e em alto nível, o que foi comprovado com o bronze no Mundial de Star da Suécia. O objetivo agora é melhorar o resultado no Mundial do Rio, em janeiro, para depois disto pensar se aos 45 anos encara mais um ciclo olímpico. Confira a entrevista com Lars, que falou sobre vela, sua deficiência, os Jogos no Rio e o que espera estar fazendo em 2016.
Como você viu a vitória do Rio na eleição para sediar os Jogos de 2016. Você compartilhou aquela exaltação, ou tem ressalvas?
Lars Grael: Compartilhei. Desde quando fui gestor como secretário nacional de esportes, dei minha contribuição ajudando a conceber o projeto. Em fevereiro de 2001, nós tivemos uma reunião na Suíça com o então presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, em que avaliávamos uma candidatura e como ela deveria ser. Ele disse que o primeiro passo era nos empenharmos em fazer uma competição continental. Foi o Pan, que teve uma parte de estratégia importante quando sediamos os Jogos Sul-Americanos de 2002. O evento foi tirado de Medellín (COL), por motivos de segurança, e de Mar Del Plata (ARG), por problemas econômicos. Nós o acolhemos e, nisso, ganhamos votos na América do Sul para o Pan. Aí veio 2007 e tivemos um excelente evento, apesar de algumas ressalvas, que deu credibilidade para sediarmos os Jogos.
Quais são os próximos passos para se pensar em 2016?
Lars Grael: Agora as Olimpíadas são um fato concreto. Seremos palco dos Jogos Militares [2011], da Copa do Mundo [2014] e dos Jogos Olímpicos. E, tão importante quanto as transformações urbanas para o Rio, temos de combater o crime organizado, garantir segurança e melhorar hotéis, transporte e condições ambientais. Além disso, temos de desenvolver com intensidade um espírito olímpico, que se faz mobilizando a sociedade, dando atenção ao esporte na escola, valorizando o profissional de Educação Física e o esporte estudantil.
Mas qual tem de ser o foco na preparação?
Lars Grael: Muito mais do que colocar equipamentos esportivos, é fortalecer o esporte como meio de inclusão social, de dar qualidade de educação e de construir políticas públicas de saúde, combatendo o sedentarismo, por exemplo. Este é o principal legado que temos de buscar.
Este prazo de sete anos será suficiente para tantas mudanças que nunca foram feitas?
Lars Grael: Precisamos que seja. Nunca tivemos um momento tão propício para discutir o esporte. Para que ele seja integrado às políticas sociais do governo. O esporte tem de ser elemento de políticas públicas e os Jogos não podem ser só uma festa, com um fim.
O resultado no quadro de medalhas não é o mais importante, então?
Lars Grael: Acho que uma coisa é conseqüência da outra. Para termos o resultado é necessário compromisso com a base. O Brasil tem condições de estar inserido entre as dez primeiras potências do esporte olímpico e as cinco melhores do esporte paraolímpico em 2016.
E o que você se imagina fazendo em 2016?
Lars Grael: Estarei acompanhando meu filho Nicolas e meus sobrinhos Marco e Martine, tentando a vaga olímpica. Além disso, espero ver e acompanhar como preparador os alunos oriundos do Projeto Grael. Eu estarei competindo, mas provavelmente na vela oceânica, com barcos de maior parte. Provavelmente ainda velejarei de Star, mas a idade [terá 52 anos] e ter uma perna a menos serão um grande handicap, me deixando sem condições olímpicas.
Falando sobre vela, agora. Ao lado de Ronnie Seiffert, você vem de um bronze no Mundial da classe Star. Você esperava este resultado?
Lars Grael: Foi uma surpresa, porque eu voltei à vela olímpica com mais intensidade em 2009. Já vinha intensificando desde 2007 este retorno, depois de deixar os cargos de gestão esportiva a que estava ligado, e este ano fui estabelecendo metas. Primeiro, velejei com Renato Moura e, depois, já com o Ronnie, fui 17º na Alemanha. Sabia que estava faltando um algo mais. Quando fomos para o Mundial da Suécia, começamos a andar no grupo intermediário, mas conseguimos equilibrar o barco e crescemos na competição. A meta era nos manter entre os dez, o que seria excelente, mas tivemos aquele último dia perfeito, vencemos com folga e com isso pegamos o bronze.
Este resultado muda suas projeções e os planos?
Lars Grael: Muda sim, é um enorme incentivo. Apesar de ter ficado anos afastado da vela olímpica, já estar com 45 anos e pelo peso da deficiência física, voltar com garra e conquistar um resultado deste motiva muito para o futuro.
Por que você decidiu deixar o lado político?
Lars Grael: Sempre tive uma noção muito clara da transitoriedade desses cargos, não queria me perpetuar, mas levar a visão de um atleta olímpico para os postos em que estive. Foi gratificante ser Secretário Nacional de Esportes e Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, mas não tinha como meta me tornar político. Tive então um convite para a iniciativa privada, num cargo de superintendente da Light, empresa na qual ainda sou consultor e é minha patrocinadora na vela. O sangue de velejador sempre esteve comigo, voltar a realizar o sonho de velejar é muito gratificante.
O que é possível esperar para o Mundial da classe Star no Rio, em janeiro?
Lars Grael: O Mundial no Rio é a principal competição para a classe Star agora. Estou com um barco novo chegando e já vou poder acertá-lo na Semana Internacional de Vela no Rio de Janeiro, nos dias 1 e 2 de novembro, e no Sul-Americano, também no Rio. Esta competição já vai reunir os que vão ao Mundial. Virão barcos do mundo inteiro, então será bom para trabalhar a parte técnica.
Você acha que brigará pela vitória?
Lars Grael: É muito difícil dizer. As competições são muito equilibradas, tanto que fora o Robert [Scheidt], nenhum velejador venceu duas provas de Star este ano. Teremos velejadores como o Robert e o Torben [Grael], então sou apenas um pretendente.
Mas o resultado no Mundial te dá uma projeção de brigar pelo ouro?
Lars Grael: Sim, é possível. Seguramente dá para brigar.
E, mesmo com 45 anos, existe algum plano de disputar os Jogos Olímpicos de 2012?
Lars Grael: A partir deste Mundial vou analisar o cenário de vela e pensar até 2012. Com estes resultados verei se encaro outro ciclo, porque não sou obcecado por isso. Tenho de ter um senso de realismo, saber que não é fácil se classificar com adversários como Scheidt, no alto de sua carreira, velejando maravilhosamente bem, e com o regresso de Torben [vencedor da Volvo Ocean Race, volta ao mundo de vela]. Mas não descarto.
No mês passado se completou 11 anos do acidente que lhe causou a amputação da perna direita. Qual a maior diferença daquele tempo e hoje, como velejador?
Lars Grael: A diferença é que no tipo de barco da classe Tornado, um amputado não teria a menor chance de competir [este tipo de embarcação exige mais movimentação do timoneiro, que veleja de pé]. Já a classe Star permite velejar com uma perna, apesar de o que fiz ser inédito. Eu levo desvantagem em movimentação e agilidade, além da capacidade de escora, que é estabilizar o barco colocando o peso do corpo para fora, o que aparece mais em vento forte.
Como vencer essa dificuldade?
Lars Grael: Com técnica e cada vez mais aliando experiência e paixão. É realmente na pura superação. Espero, com isso, inspirar as pessoas que passam por situações semelhantes.
Esse seria o objetivo de ir às Olimpíadas?
Lars Grael: Sim, meu principal objetivo é inspirar quem passou por algo semelhante ou até menor do que passei. Não tenho como objetivo ter mais uma medalha, mais uma taça na minha estante. A Olimpíada tem o lado do compartilhar, uma conquista traz um impacto muito grande pra quem me tem como referência.
Nestes anos, como foi encarado o seu retorno após ter de amputar a perna?
Lars Grael: Eu, potencialmente, posso competir e nunca encontrei proibição. Algumas pessoas mostraram certo constrangimento em me ver competindo contra eles. Havia pena. Mas vendo que tem de dar o máximo de si para competir comigo, elas passaram a admirar e respeitar o meu esforço.

Publicada em: 28/10/2009 às 15h10m
Autor: Comunicação - CONFEF
Fonte: UOL Esportes

Abraço.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

JEPB

Os "Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau" ocorrem até o dia 08/11. As equipes de Futsal Feminino da EEB Áurea Perpétua Gomes competem na próxima semana. Os jogos ocorrem no Ginásio do Galegão.
Futsal feminino infantil
04/11 Quarta-feira Áurea P. Gomes x Barão do Rio Branco
04/11 Quarta-feira Áurea P. Gomes x Max Tavares
05/11 Quinta-feira Áurea P. Gomes x Duque de Caxias
08/11 Domingo Fase final: depende de classificação

Futsal feminino mirim
06/11 Sexta-feira Áurea P. Gomes x Oscar Unbenhaun

07/11 Sábado Áurea P. Gomes x Alberto Stein
07/11 Sábado Áurea P. Gomes x Visconde de Taunay
08/11 Domingo Fase final: depende de classificação

Abraço.

FINAL da Liga Futsal 2009

A final da Liga Futsal 2009 será disputada entre duas das principais equipes do futsal brasileiro.
Carlos Barbosa e Malwee Futsal iniciam o duelo pelo título nesta sexta-feira, 30/10 no Ginásio Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa.
O segundo e decisivo jogo ocorre na Arena, em Jaraguá do Sul no dia 02/11. Ambos os jogos tem início as 19 horas com transmissão do canal Sportv.

Abraço.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Carlos Barbosa vence Florianópolis e está na final!

No sufoco, time gaúcho vence com um gol do fixo Rodrigo e garante vaga na final da Liga Futsal 2009
Por Beto Costa/CBFS

O Carlos Barbosa (RS) é o segundo finalista da Liga Futsal 2009, principal competição do salonismo nacional. Após empatar (2 a 2) com o Florianópolis Futsal (SC) em Brusque e, vence-lo em Carlos Barbosa (Centro Municipal de Eventos) nesta terça-feira (27/10), por 1 a 0, o clube gaúcho garantiu presença na final e agora irá decidir o título contra a Malwee Futsal (SC), que eliminou a Zaeli/Penalty/Umuarama, do Paraná. Assim como a Malwee, a ACBF busca o tetracampeonato da Liga.
O jogo foi equilibrado, principalmente na primeira etapa, quando ambos os times priorizaram a marcação e se lançaram pouco ao ataque. Empurrado pela torcida, o Carlos Barbosa contra-atacava com mais regularidade e se aproximava do primeiro gol.
Após perder a bola no ataque e reclamar de falta inexistente, a equipe visitante não se recompôs a tempo e sofreu o gol. Rodrigo, aos 18min04, recebeu passe preciso do ala Tostão e, com extrema categoria, concluiu de primeira para abrir o marcador – 1 a 0.
Atrás no placar, o Florianópolis adotou uma postura mais ofensiva após o intervalo e foi para o tudo ou nada no Centro Municipal de Eventos. Com o goleiro artilheiro Djony ainda mais adiantado, o time catarinense cresceu na partida e ficou muito próximo do empate.
Experiente, a agremiação laranja se fechava com eficiência na defesa e trocava passes em velocidade na quadra ofensiva. Do outro lado, o adversário insistia com o goleiro Djony, que encontrava dificuldades para armar e concluir a gol.
Impreciso nas finalizações, o representante catarinense pressionou o Carlos Barbosa até os segundos finais, o que de nada adiantou. Fim de jogo, vitória da equipe gaúcha pelo placar mínimo de 1 a 0. O primeiro jogo da decisão entre ACBF e Malwee Futsal será disputado nesta sexta-feira (30/10), às 19 horas, em Carlos Barbosa.
Autor do gol da classificação, o fixo Rodrigo comemorou a vitória. “Entramos em quadra sabendo da qualidade do goleiro linha adversário, mas durante a semana trabalhamos muito e conseguimos neutralizar a melhor jogada deles. Nosso técnico nos orientou da melhor maneira e assimilamos tudo com eficiência. Estou feliz pelo gol, mas muito mais pela classificação. Agora vamos comemorar e depois treinarmos muito, pois o título será decidido entre duas equipes de muita tradição”, analisou o camisa 2 da ACBF.
Fonte: www.futsaldobrasil.com.br

Abraço.

Futsal! Um Sonho Olímpico - Rio 2016




O futsal merece estar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 porque:
- É praticado em 140 Países em todo o mundo;
- Já há mais de 37 Países interesse em Promover o desenvolvimento do futsal;
- 55 Países praticam o futsal feminino;
- Há milhões de praticantes em todo o mundo;
- É um esporte praticado em TODOS os continentes;
- Como partidas de Ginásios poliesportivos pueden acontecer;
- É um esporte popular e interessante para a mídia;
- É constituído como esporte paraolímpico;
- São as regras unificadas pela FIFA;
- Participou de eventos importantes promovidos por Organismos do COI (Jogos da ODESUR - Sul-Americano, Jogos da ACOLOP - Lusofonia, Jogos da ODEPA - Organização Pan-Americano e Jogos Asiáticos).

Junte-se à esta corrente! Acesse www.futsalolimpico.com.br e apoie com seu voto.

A criançada fez a festa!





Imagens da premiação do TORNEIO INTERNO DE FUTSAL 2009, da EEB Profª Áurea Perpétua Gomes, realizado em 15 de outubro.

Malwee vence duas vezes e está na final da Liga Futsal 2009

Malwee está em mais uma final de Liga Futsal
créditos: Beto Costa/CBFS

A Malwee Futsal está na final da Liga Futsal 2009. O time chega pelo quinto ano consecutivo à decisão da competição mais importante do salonismo nacional. A conquista da vaga veio com duas vitórias, na noite desta segunda-feira (26/10), sobre o Zaeli/Penalty/Umuarama. No jogo de volta da semifinal, realizado na Arena Jaraguá, a equipe venceu o tempo normal, por 4 a 1, levando a decisão da vaga para o tempo extra, em que os donos da casa venceram por 1 a 0.
Agora o time de Santa Catarina, que tenta o quarto título da Liga, aguarda a definição de seu adversário na final. Nesta terça-feira (27/10), Carlos Barbosa e Florianópolis Futsal farão o jogo de volta da outra semifinal. Quem vencer o duelo na serra gaúcha ficará com a vaga na decisão, que tem seu primeiro jogo marcado para a sexta-feira (30/10). O título será definido, no dia 2 de novembro, em Jaraguá do Sul (SC).

O jogo
Com a obrigação de vitória, após perder o jogo de ida por 5 a 3, a Malwee Futsal tentou exercer pressão sobre o adversário. O volume de jogo, no entanto, foi contido, responsável, preocupado em não abrir espaços para a velocidade do time paranaense. A preocupação dos catarinenses não era em vão, tanto que o Umuarama quase abriu o marcador, quando Tiago avançou e acabou perdendo a bola, Cabreúva salvou, de cabeça, o que seria o primeiro tento da partida.
Aos poucos, o Zaeli se complicou com o acúmulo de faltas. Primeiro Falcão sofreu pênalti do goleiro Reginho, mas Alesi entrou e defendeu a cobrança de pênalti do artilheiro da Liga, aos 12min50. Na sequência, Lenísio teve a chance em um tiro livre da marca dos dez metros, porém o arqueiro reserva do Umuarama apareceu bem novamente e evitou o gol da Malwee.
Em mais uma cobrança de tiro livre, desta vez de Fernandinho, Alesi apareceu de novo e fez mais uma defesa. Mas na sequencia, em uma saída de bola errada do time do Paraná, Leco aproveitou bem o erro e chutou, de primeira, abrindo o marcador na Arena Jaraguá, aos 18min10.
Os jaraguaenses ampliaram ainda na etapa inicial. Em uma jogada trabalhada, Cabreúva passou para Falcão, que de frente para meta fez o segundo do time da casa, aos 19min23. “Tivemos muita paciência. Quando estamos na pressão as coisas não acontecem como imaginamos. Perdemos algumas chances, como no pênalti e nos tiros livres diretos, mas conseguimos o nosso objetivo. Agora tentaremos definir o jogo no início do segundo tempo para levar para a prorrogação”, declarou Falcão, no intervalo da partida.
Já o personagem pelo lado do time paranaense, o goleiro Alesi lamentou as falhas nos minutos finais do primeiro tempo. “Minha missão é entrar para tentar defender pênaltis e tiros livres. Pude ser feliz, mas temos que evoluir para tentar o empate, com ele vamos para a final”, comentou o arqueiro.
Na etapa final, os anfitriões conseguiram definir a vitória. Lenísio saiu de frente com Reginho e com categoria finalizou, marcando o terceiro da Malwee, aos 24min51. O placar fez com que o técnico do time paranaense, Paulinho Cardoso, colocou o goleiro Gian, que trabalha bem com os pés, em quadra. Mas quem marcou foi o time de Santa Catarina, com Chico, aos 27min50. O Zaeli/Penalty/Umuarama ainda descontou, com Augusto, aos 38min57, fechando o placar no tempo normal, em 4 a 1.

Tempo extra
A vitória da Malwee Futsal forçou a realização de um tempo extra, de 10 minutos (com dois tempos de cinco minutos cada), em que nenhum dos times detinha vantagem. A vitória para qualquer dos lados daria a vaga na final ao vencedor. “É um novo jogo. Só há 10 minutos para tentar a vitória, mas se mantermos a concentração e a dedicação podemos buscar a vitória”, disse o pivô Lenísio.
A prorrogação começou com os visitantes tentando pressionar, principalmente usando o goleiro Gian no ataque, mas a resposta veio dos pés do arqueiro Tiago, que chutou duas vezes seguidas para as defesas de Gian, mas a sobra caiu nos pés do ala Falcão, que marcou aos 41min43.
Em desvantagem, os paranaenses passaram a valorizar a posse de bola, sobretudo usando o goleiro Gian no ataque, porém a Malwee mostrou bom poder de marcação e evitou que a meta defendida por Tiago fosse ameaçada de forma efetiva, garantindo o triunfo e mais uma classificação para final de Liga Futsal.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br

Abraço.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MAIS DO QUE PALAVRAS



TORNEIO INTERNO DE FUTSAL 2009
EEB Profª Áurea Perpétua Gomes

Uma Possível Classificação para o Contra-ataque

Por Omar de Brito Garcia & Marco Antonio Parazi

A necessidade de entender mais sobre o contra-ataque incentivou alguns
autores a elaborarem uma classificação de como ele acontece dentro do jogo.
Percebemos que o ponto de vista dos estudiosos convergiam para o mesmo ponto,
mas com nomes diferentes. Entretanto, o que se observa nas classificações vai muito
além.
Bello Junior (1999, p. 118) classifica os tipos de contra-ataque das
seguintes formas:
Sustentado – quando o jogador responde ao ataque adversário,
conduzindo a bola até o gol.
Assistido – quando em um passe apenas acontece a conclusão ao a
gol adversário.
Lançado - quando o goleiro ou jogador, após o ataque adversário
lança a bola em longa distância ao companheiro.
Segundo Voser (2000, p. 65) a classificação seria a seguinte:
Direto – quando o goleiro faz uma defesa e repõe rapidamente a bola
a um jogador de linha que progride até concluir o gol. Quando o
jogador que recuperou a bola vai em direção ao gol adversário e
conclui a gol.
Indireto - quando houver após a roubada de bola, troca de passes
entre os jogadores da mesma equipe antes da conclusão a gol.
Fica evidente que os autores entendem o contra-ataque dentro do jogo
de futsal de forma muito parecida. No entanto, ao escreverem, tanto os termos
empregados bem como as definições são distintas. Isso evidencia a diferença de
formação e experiências vividas por ambos nesse esporte e, assim, não cogitamos o
certo ou errado, mas, sim, como pontos a serem observados e atualizados conforme a
realidade atual do Futsal.
Com a finalidade de atingir os objetivos deste estudo, acreditamos que,
desta forma, estejamos contribuindo com uma classificação mais próxima da realidade
atual do Futsal propondo uma terceira classificação que consideramos ser uma ponto
de convergência entre as duas classificações estudadas, conforme o Quadro 1:
Individual: quando o jogador rouba a bola (intercepta um passe, desarma o adversário) e conduz ou
finaliza sem ajuda (ser assistido por) dos companheiros.
Assistido: quando a bola vem de passe do goleiro, ou há troca de passes antes da finalização à meta, isto é, quem iniciou o contra-ataque realiza uma troca de passes antes da finalização.

Abraço.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dia das crianças II

Evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, reuniu 80 alunos de 5ª a 8ª série. As equipes classificadas do 1º ao 3º lugar receberam medalhas, tanto no feminino quanto no masculino.
Abraço.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ESTADUAL DE FUTSAL

Definidos os dias e horários dos jogos válidos pela 3ª fase do Campeonato Catarinense de Futsal (Divisão Especial).

03/11/2009
ASME/UNOESC x Krona/Joinville/DalPonte
20:30 Gin. C.E. Guarani - São Miguel do Oeste T

07/11/2009
Krona/Joinville/DalPonte x ASME/UNOESC19:30 Gin. Ivan Rodrigues - Joinville R

04/11/2009
Hidro/Horus/FME/APEC x IACC/Patrimonial/Águia Seguros/Concórdia
20:30 Gin. Centreventos - Pinhalzinho T

08/11/2009
IACC/Patrimonial/Águia Seguros/Concórdia x Hidro/Horus/FME/APEC19:00 Centro de Eventos de Concórdia - Concórdia R

04/11/2009
Seguridade/Unisul/Penalty x Malwee Futsal
20:30 Gin. Salgadão - Tubarão T

10/11/2009
Malwee Futsal x Seguridade/Unisul/Penalty
20:30 Gin. M. Corupá - Corupá R

03/11/2009
A.D. Hering/Gasparzinho x Florianópolis Futsal
20:30 Gin. Galegão - Blumenau T

07/11/2009
Florianópolis Futsal x A.D. Hering/Gasparzinho
19:30 Gin. Sest/Senat - Florianópolis R

Fonte: www.futsalsc.com.br

Abraço.

sábado, 17 de outubro de 2009

Características do Contra-ataque

Por Omar de Brito Garcia & Marco Antonio Parazi

Apesar de compreendermos que o contra-ataque é jogo de transição
dentro do futsal e que pode ser treinado, encontramos algumas dúvidas: Treinar o
que? Quais as características do jogo de contra-ataque? O que deve ser levado em consideração na sua execução?
As experiências dos autores Escarlate (2003), Gambier (2004), Bello
Junior (1998), Santana (2004), Andrade Junior (1999), Voser (2001) apontam
características que devem ser levadas em consideração na hora da utilização do
contra-ataque. Segundo os autores consultados existem diversos pontos a ser
analisados, muitos desses pontos são convergentes, só que cada um procura dar uma linguagem própria. Diante disso, vejamos o que encontramos nos argumentos de
alguns desses autores:
Segundo Gambier (2004, p. 1), existem alguns posicionamentos, que se
adotados pelos jogadores, podem garantir maior sucesso nos contra-ataques:
1) O jogador que rouba a bola deve adiantá-la a o Maximo, nunca
passá-la para trás ou para o lado;
2) Os jogadores que estão sem posse de bola devem ficar adiante da
linha da bola e entrar em linha de passe buscando os espaços vazios
na defesa adversária facilitando o passe do condutor da bola;
3) E, claro uma boa dose de criatividade do passador já que diante
de tanta vantagem nunca se deve desperdiçar oportunidade de
chutar ao gol, porque erro de passe neste momento é quase fatal
pois pode começar o chamado contra-ataque que nasce de um
contar ataque errado, que encontrará sua defesa com mais
desvantagem numérica ainda, o que leva a uma sucessão de erros
incontroláveis.
Sobre isso, Escarlate (2003) relata:
O contra-ataque deve ser rápido e organizado;
O objetivo é tentar tirar proveito da vantagem numérica momentânea;
O jogador que estiver puxando o contra-ataque deve deslocar-se
para dentro da quadra:
§ Para não ficar isolado na ala;
§ Para aumentar as opções de ataque.
Em nossos estudos evidenciamos que o contra-ataque exige alguns
princípios que necessitam ser respeitados durante sua execução, pois, caso isso não
aconteça, aumenta ainda mais a probabilidade de não alcançar os objetivos com êxito desejado. Dos autores acima citados, somente dois trazem contribuições nesse sentido: Gambier (2004) e Santana (2004 ).
Para ambos existem princípios, que se posto em pratica pelos jogadores,
podem contribuir para um contra-ataque de sucesso. Segundo o autor Santana (2004, no prelo) os princípios são cinco:
[...] penso que cinco princípios definem um contra-ataque de
qualidade:
a) Velocidade e criatividade do condutor;
b) Passe de precisão que vence o marcador;
c) Opção de segundo passe;
d) Quem ataca se preocupa em defender;
e) Goleiro adiantado.
Com base nestes autores, destacamos alguns pontos que acreditamos
ser necessários para um contra-ataque de sucesso:
Para o jogador que inicia o contra-ataque alguns princípios devem ser
observados:
• Ele deve ir para cima do marcador, melhor dizendo, sua ação deve
ser de deixar o marcador na dúvida, acuá-lo;
• Suas ações devem ser realizadas no menor tempo possível, mas
não apavorada;
• Seu passe deve sempre vencer o marcador, isto é, dar condições
para aquele que recebe prosseguir o contra-ataque;
• Seu passe deve ser preciso;
• Sempre que tiver oportunidade e estiver equilibrado buscar a
finalização a meta.
Para os jogadores que participam assistindo ao contra-ataque.
• Eles devem buscar o deslocamento sempre oferecendo linhas de
passe;
• Realizar passes de qualidade.
Embora ambos aleguem que o jogador deva ter uma dose de
criatividade, optamos em não mencioná-la, pois acreditamos que a tomada de decisão
é fruto das relações do praticante com o meio, onde ele compõe seu arquivo motor que
pode assim, ser utilizado para tomar suas decisões. Entendermos também que
nenhuma situação é idêntica a outra, a expressão mais apropriada seria o uso de sua inteligência, que se refere a capacidade de resolver situações novas com base no conhecimento adquirido em experiências anteriores.
Assim, considerando o que foi abordado, evidencia-se que, para realizar
o contra-ataque, as ações dos atletas devem estar pautadas nos princípios citados.

Abraço.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

JEPB

Definidos os treinos na EEB Profª Áurea Perpétua Gomes visando os "Jogos estudantis da Primavera de Blumenau".

DATA CATEGORIA HORÁRIO
21/10 quarta-feira Mirim Feminino 17h – 18:30h
21/10 quarta-feira Infantil Feminino 17h – 18:30h
22/10 quinta-feira Mirim Feminino 16:45h – 17:45h
22/10 quinta-feira Infantil Feminino 17:45h – 19:15h
23/10 sexta-feira Mirim Feminino 10:45h – 12h
23/10 sexta-feira Infantil Feminino 16:15h – 18h
28/10 quarta-feira Mirim Feminino 9:30h – 10:30h
28/10 quarta-feira Infantil Feminino 17h – 18:30h
29/10 quinta-feira Mirim Feminino 16:45h – 17:45h
29/10 quinta-feira Infantil Feminino 17:45h – 19:15h
30/10 sexta-feira Mirim Feminino 16:15h – 17:15h
30/10 sexta-feira Infantil Feminino 17:15h – 19h
31/10 sábado Mirim Feminino 8h – 9:30h
31/10 sábado Infantil Feminino 9h – 11h

Abraço.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia das crianças I

Evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, reunindo 100 crianças de 1ª a 4ª série. Todas as crianças receberam medalhas de acordo com a classificação da equipe no torneio de futsal.
Na próxima semana, divulgaremos imagens da premiação das equipes.

Abraço.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia das crianças

Em comemoração ao "Dia de Nossa Senhora Aparecida" e "Dia das Crianças", a EEB Profª Áurea Perpétua Gomes promoverá um Festival Interno de Futsal.
O evento inicia no dia 15 de outubro com jogos para os alunos das séries iniciais e encerra no dia 21 de outubro com o torneio para alunos das séries finais.

Abaixo a programação do dia 15:
EEB Profª ÁUREA PERPÉTUA GOMES

TORNEIO INTERSÉRIES DE FUTSAL 2009

Cat. “A” Masculino (1ª e 2ª série)
Equipe Pontuação Total pontos Classificação Final
1ª série 01
2ª série 01
2ª série 02

Cat. “A” Feminino (1ª e 2ª série)
Equipe Pontuação Total pontos Classificação Final
1ª série 01
2ª série 01
2ª série 02

Cat. “B” Masculino (3ª e 4ª série)
Equipe Pontuação Total pontos Classificação Final
3ª série 01
3ª série 02
4ª série 01
4ª série 02

Cat. “B” Masculino (3ª e 4ª série)
Equipe Pontuação Total pontos Classificação Final
3ª série 01
3ª série 02
4ª série 01


TABELA DE JOGOS
Jogo Horário Confronto
01 8:15 4ª 01 x 3ª 01 Masc
02 8:30 4ª 02 x 3ª 02 Masc
03 8:45 3ª 01 x 3ª 02 Fem
04 9:00 1ª 01 x 2ª 01 Masc
05 9:15 1ª 01 x 2ª 01 Fem
06 9:30 2ª 02 x 1ª 01 Masc
07 9:45 2ª 02 x 1ª 01 Fem
08 10:00 3ª 02 x 4ª 01 Fem
09 10:15 3ª 02 x 4ª 01 Masc
10 10:30 3ª 01 x 4ª 02 Masc
11 10:45 2ª 01 x 2ª 02 Fem
12 11:00 2ª 01 x 2ª 02 Masc
13 11:15 3ª 02 x 3ª 01 Masc
14 11:30 4ª 01 x 3ª 01 Fem
15 11:45 4ª 01 x 4ª 02 Masc

Abraço.

Malwee Futsal é hexacampeã do zonal sul

Em um jogo regado a muita tensão a Malwee Futsal não se intimidou e venceu a Cortiana/UCS/AFF pelo placar de 3 a 2 na cidade de Porto Iguaçu, Argentina, na noite desta sexta-feira (9/10), e conquistou o hexacampeonato do zonal sul do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Futsal.
Agora a equipe enfrentará o campeão do zonal norte da competição para decidir quem ficará com o título continental. A Conmebol ainda não definiu quando serão os jogos decisivos do sul-americano.
A final continental com duas equipes brasileiras em quadra começou extremamente movimentada e a Cortiana tratou logo de acertar a trave no primeiro ataque, mas a Malwee tem Lenísio, e foi ele, aos trinta e sete segundos de jogo, que abriu caminho para a conquista catarinense ao receber passe de Cabreúva, que puxou um contra-ataque fatal.
O goleiro Tiago também foi bastante acionado e aos sete minutos o bom jogador Ferrão empatou a partida. Os defensores Leco e Chico quase chegaram lá em bons lances, mas foi novamente o matador Lenísio quem marcou para a Malwee colocando os comandados de Fernando Ferretti novamente em vantagem.
O segundo tempo começou com a Malwee sofrendo pressão, mas Tiago fechava o gol enquanto Lucas, Lenísio e Marcio tratavam de equilibrar as ações e criar boas oportunidades para ampliar a vantagem. Mas aos oito minutos e meio a arbitragem marcou um pênalti para os gaúchos, que empataram novamente com Ferrão.
Utilizando todas as armas de que dispunha os jaraguaenses começaram a utilizar o goleiro Tiago para armar jogadas, e foi ele quem desempatou com um bom chute no canto inferior direito.
Lenísio ainda quase marcou um golaço aos treze minutos, e Tiago fez uma excelente defesa em boa chance de Valdin. A Cortiana ainda lançou mão do goleiro-linha, mas a boa marcação da Malwee não deu chances para o adversário.
Para Lenísio, que mais uma vez marcou dois gols decisivos o título teve um sabor especial. "Esta conquista sem dúvida é muito importante porque reafirma o sucesso do trabalho da Malwee em todo o continente, e ainda foi valorizada pelo nível do nosso adversário, que é um time de qualidade e que sempre está disputando os campeonatos mais importantes no Brasil."
Depois desta conquista inédita na América do Sul o grupo voltou ao hotel apenas para tomar banho e jantar e seguiu viagem a Jaraguá do Sul, onde deve chegar no início da tarde deste sábado.

Créditos: Roberto Toledo - Assessoria de CBFS
Fonte: www.futsalsc.com.br

Abraço.

domingo, 11 de outubro de 2009

Agenda




* Na foto de baixo (à esquerda)
Em pé, da esq p/ dir: Andrei, Leandro, Braian, Dudu e Luís;
Agachados: Marcão, Ziel, Coca, Paulinho e Alemão.








Após conquistar o Título do Jogos Escolares, equipe volta suas atenções para o "Circuito Regional" que terá a 3ª fase no final deste mês, e para a "Copa Arweg" no mês de novembro.
No circuito regional o objetivo é somar de 12 a 15 pontos nos próximos seis jogos. Só assim a equipe entraria na 5ª e última fase do evento com chances de título.
Já na Copa Arweg, em Jaraguá do Sul, chegar a final tornou-se obrigação no grupo, já que este ano os resultados ficaram abaixo do esperado em todas as competições que a equipe competiu. Mesmo no escolares, onde o time foi campeão, deixou à desejar, pois a meta era o título de forma invicta (a única derrota ocorreu logo na estréia).

Abraço.

sábado, 10 de outubro de 2009

TEMPOS DE ESPERANÇA

*Vanderlei Wosniak
Graduado em Educação Física pela FURB/SC
Especialista em Interdisciplinaridade pela FACIPAL/PR
Especialista em Futsal pela UNOPAR/PR

Os próximos anos serão marcantes para o esporte brasileiro. Recentemente tivemos a realização dos “Jogos Pan-americanos” (2007)e “Mundial de Futsal” (2008).
O Brasil conquistou agora, o direito de organizar os dois maiores eventos esportivos mundiais:
Em 2014, a COPA DO MUNDO de futebol e;
Em 2016, as OLIMPÍADAS.
Esperamos que, com todo apelo que deverá ser realizado pela mídia em busca de campanhas dignas de um país com dimensões continentais, a Educação Física escolar deixe de ser instrumento tão somente de recreação, mas possa sim, exercer todo seu potencial, desenvolvendo a iniciação esportiva. E desta forma, contribuir para a revelação de talentos esportivos, assim como proporcionar aos alunos os benefícios que a prática esportiva oferece: espírito de equipe, liderança, tomada de decisão, hábitos de higiene, ocupação do tempo ocioso, comprometimento, etc.
Esperamos que o governo estadual crie programas que incentivem a prática do esporte escolar nas escolas públicas estaduais, pois uma coisa é certa: sem trabalho qualificado na base não iremos promover melhoras no esporte de rendimento.

Abraço.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MAS DEU NA SEGUNDA!

A equipe de futsal masculino sagrou-se campeã dos jogos escolares. Após sofrer dois gols relâmpagos, a equipe retomou o equilíbrio e buscou o empate. A partir daí o que se viu foi um jogo muito nervoso e com diversas oportunidades desperdiçadas pelas duas equipes. Nos penaltis: Frei Policarpo 5 x 4 Zenaide.

Abraço.

NÃO DEU NA PRIMEIRA...

Equipe de futsal feminino foi derrotada na final para Zenaide Schmitt Costa. O placar foi 2 a 0. Assim a equipe encerra uma sequência de seis anos seguidos de título nos escolares.

Abraço.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sexta de decisões

Nesta sexta-feira (09/10), as duas equipes de futsal do Frei Policarpo tentarão o título dos "Jogos escolares de Gaspar".
As 10:15h da manhã, a equipe feminina vai em busca do heptacampeonato (venceu 2003/04/05/06/07/08). O jogo será contra a equipe da Zenaide Schmitt Costa.
A equipe vai a quadra com: Larissa Simão, Suzane Deschamps, Luana Haendchen,Jéssica Koser e Larissa Theiss; Fernanda Rocha, Samara Reinert, Jéssica de Oliveira e Jéssica Mafra.

A tarde a equipe masculina busca o título inétido para o colégio. A final será contra a mesma escola (Zenaide Schmitt Costa), às 15:15h.
A equipe joga com: Marcos Prates, Andrei Ruginski, Douglas Correa, Andriel de Oliveira e Eduardo Schmtz; Leandro Theiss, Paulo Oeschler, Luis Eduardo Krauss, Daniel Schill, William Schmitz e Braian Gesser.

Abraço.

Jogos Escolares

MAIS UMA FINAL:
Na manhã de hoje a equipe feminina do Frei Policarpo teve muita dificuldade, mas venceu o Frei Godofredo pelo placar mínimo, 1 a 0, avançando à fase semi-final.
Assim como ocorreu na noite de ontem com os rapazes, hoje a tarde foram as meninas que fizeram grande apresentação e venceram novamente o Uni, desta vez por 6 a 1,garantindo vaga na final. O jogo será contra Zenaide Costa Schmitt, que venceu o Vitório Anacleto por 4 a 3.

Abraço.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Liga Futsal 2009

Definidos os semifinalistas da décima quarta edição da Liga
* Luciano Bergamaschi/CBFS

Confrontos entre ACBF e Florianópolis promotem agitar o sul do país
Das dezenove equipes que iniciaram a Liga Futsal 2009, apenas quatro continuam na briga pelo tão sonhado título nacional: Malwee Futsal (SC), Carlos Barbosa (RS), Florianópolis Futsal (SC) e Zaeli/Penalty/Umuarama (PR). Dessas, apenas Umuarama e Florianópolis ainda não foram campeãs.
O último clube a conquistar a vaga na quarta fase da competição foi o representante paranaense, que empatou (3 a 3) com o Atlântico/Erechim na terça-feira (6/10) e se garantiu entre os quatro melhores times do país.
Buscando o tetracampeonato da Liga, a Malwee terá pela frente a experiente equipe da Zaeli, atual bicampeã paranaense. O primeiro jogo entre as duas equipes está confirmado para o dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19 horas, em Umuarama, interior do Paraná.
A outra semifinal será disputada entre Florianópolis e Carlos Barbosa. Nesse confronto, o time catarinense será o mandante da partida de ida. A Arena Antônio “Neco”, em Brusque (SC), será o palco do duelo do dia 24/10 (sábado), às 10 horas.É importante ressaltar que, assim como nas quartas-de-final, o canal SporTV transmitirá todos os jogos das fases semifinal e final, ao vivo.

Fonte: CBFS
Abraço.

Jogos Escolares

NA FINAL:
Após grande atuação, equipe do Frei Policarpo venceu o Uni por 3 a 1 e garantiu vaga na final. O jogo será contra Zenaide Costa Schmitt, que venceu a Norma M. Zabel por 6 a 3.
A equipe aplicou uma marcação fortíssima e abriu 3 a 0. A partir daí, a equipe optou pelo jogo de contra-ataque e garantiu a vaga na final, que ocorre na próxima sexta-feira, as 15 horas.

Abraço.

Jogos Escolares

Equipe Infantil masculino venceu a equipe da Marina Vieira Leal por 3 a 0, e agora enfrenta a equipe do Uni pelas semi-finais as 19:45h de hoje.

Abraço.

COMO FAZER OS SISTEMAS DE ATAQUE FUNCIONAREM

Prof. Fernando Ferretti
Técnico da Malwee Futsal/ SC


É tema de dicussão, ha algum tempo, a importância dos fundamentos para o bom funcionamento dos sistemas de ataque. Entretanto, esse tema nunca foi tão oportuno como agora.
A evolução e a qualidade dos sistemas defensivos têm complicado muito a organização do ataque e a individualidade dos atletas.
Os chamados padrões táticos de ataque, em moda nas melhores equipes do Futsal brasileiro, dependem das concepções táticas individuais dos atletas que o executam.
Ao mesmo tempo em que trabalhamos a movimentação desejada, devemos desenvolver três fundamentos táticos, que, a nosso ver, são a mola mestra do jogo de ataque bem organizado:

1)VELOCIDADE PRECISA DO PASSE - É a melhor forma de desequilibrar o marcador que se aproxima, buscando o desarme
COMO TREINAR – (5X5)Pelada de 1 Toque – 1 toque na bola ,o tempo todo. Só é permitido pisar na bola e partir daí passar com a sola do pé, sem perder o contato com a bola.
-Jogo da Zona de Armação – A quadra é dividida em 3 retângulos. O retângulo central será chamado “Zona de Armação”. Neste espaço central só é permitido ao atleta dar 1 toque na bola. É deste espaço que saem todos os passes que deixam os finalizadores em condição de chute.

2)ANDANDO COM A BOLA – Ao dominar a bola, nunca para com ela. A condução deve ser constante com o atacante colocando seu corpo entre a bola e marcador que tenta o desarme.
COMO TREINAR – (5X5) Jogo dos 3 Toques ou mais – O atleta que está com a bola não pode passar antes de dar 3 toques ou mais na bola. Ao andar com a bola, fazendo a devida proteção o atleta, vai desequilibrando a marcação.

3)SAIR/ENTRAR DO CAMPO VISUAL DO MARCADOR ( “GATO” ) – Ao correr sem a bola, fazer todo o tempo a fuga do campo visual do marcador, o que popularmente alguns chamam de “gato”.
COMO TREINAR – (5X5) Jogo do Gato – O jogador que conduz a bola não pode ser desarmado. Ao marcador do homem da bola só é permitido interceptar o passe. Enquanto isso, os outros jogadores buscam desmarcar-se, saindo e entrando do campo visual do marcador (fazendo o gato).

Abraço.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Liga Futsal 2009

Zaeli/Penalty/Umuarama empata em Erechim e se classifica
*Luciano Bergamaschi/CBFS

Umuarama empata no RS e se garante na semifinal da Liga Futsal 2009
Última equipe a garantir vaga na segunda fase da Liga Futsal 2009, principal competição do salonismo nacional, a Zaeli/Penalty/Umuarama (PR) está entre os quatro melhores clubes do país na atual temporada.
Mesmo jogando em Erechim, interior do Rio Grande do Sul, o time da “Capital da Amizade” empatou com o Atlântico/Erechim (RS) nesta terça-feira (6/10), em 3 a 3, resultado que garantiu os paranaenses na semifinal do campeonato. O próximo adversário do Umuarama será a Malwee Futsal, de Jaraguá do Sul (SC).
Empurrado pela torcida, que praticamente lotou o ginásio do CER Atlântico, local da partida, o Atlântico abriu o marcador com menos de trinta segundos de bola rolando – gol do ala Jonathan, de pênalti.
Experiente, o técnico Paulinho Cardoso, da equipe paranaense, parou o jogo e acertou o time. O pedido de tempo surtiu efeito. Aos 11min27, após bela jogada individual, o jovem ala Canabarro empatou a partida. Menos de cinco minutos depois, Augusto desviou um chute na diagonal e virou o placar – 2 a 1.
Sem perder tempo, Cigano, treinador do Atlântico, também pediu tempo e, mais uma vez, a paralisação resultou em gol. O pivô Japonês concluiu com precisão para assinalar o segundo tento do time da casa.
Indiferente com o empate e a pressão da torcida local, o Umuarama se lançou ao ataque e chegou ao terceiro tento antes mesmo do intervalo – gol do camisa 13 Rubinho, quando restavam vinte e três segundos para o encerramento da etapa.
A partida continuou movimentada no segundo período. Precisando da vitória para levar o jogo pra prorrogação, o representante gaúcho adiantou a marcação e chegou ao empate. Após cobrança de lateral do ala Jackson, Alexandre, completamente livre de marcação, marcou o terceiro do Atlântico.
O gol incendiou o confronto. Restando cinco minutos para o apito final, os comandados do técnico Cigano foram para o tudo ou nada e por pouco, muito pouco, não levaram o jogo para a prorrogação. Nos segundos finais, Jackson ainda carimbou a trave paranaense, mas já não havia tempo para mais nada. Resultado final, 3 a 3, Umuarama classificado.
O ala Rubinho, de 25 anos, analisou o duelo. “Começamos um pouco perdidos em quadra, mas melhoramos e acertamos a marcação, o que foi fundamental para o resultado final. Mais uma vez nossa equipe mostrou sua força. Enfrentamos um adversário muito qualificado, mas prevaleceu nossa garra”, disse o autor do terceiro gol paranaense.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br
Abraço.

Liga Futsal 2009

Carlos Barbosa vence na prorrogação e está nas semifinais
* Luciano Bergamaschi/CBFS

Em um jogo bem disputado, do início ao fim, o Carlos Barbosa conseguiu uma vitória, na prorrogação, garantindo a vaga para as semifinais da Liga Futsal. O time gaúcho derrotou o Copagril/Faville/DalPonte por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (5/10), em Carlos Barbosa (RS). Com a vitória, a equipe gaúcha se prepara para enfrentar o Florianópolis Futsal, valendo uma vaga para a final da Liga Futsal 2009.
Com um primeiro tempo movimentado, os donos da casa tomaram a iniciativa da partida, criando as melhores oportunidades na primeira etapa. Aos 3 minutos, abriu o placar, com um gol de Flávio, que fez o giro no marcador e acertou um belo chute, sem chances para o goleiro da equipe paranaense. Com um toque de bola rápido, chegou diversas vezes com chance de ampliar, obrigando o goleiro Diogo a fazer boas intervenções. Jogando atrás para sair no contra-ataque, a equipe paranaense também criou boas oportunidades, porém não soube aproveita-las.
O segundo tempo seguiu equilibrado, com as duas equipes criando boas oportunidades para balançar as redes. O time paranaense passou a pressionar para buscar o empate. Aos 27 minutos, Diego acerta um chute forte na trave. Logo depois, Jorge Mário deu um drible de corpo e chutou rasteiro para vencer o goleiro Lavoisier, empatando a partida. Após o empate, as duas equipes se mantiveram precavidas, não se abrindo muito, para evitar erros, levando o jogo para a prorrogação.
Logo no primeiro minuto do tempo extra, o Carlos Barbosa marcou o gol, para alegria da torcida gaúcha, que lotou o ginásio. Entretanto, o time paranaense não desanimou e fez uma verdadeira "blitz" para cima do gol de Lavoisier, que fez defesas difíceis garantindo a vitória gaúcha.
Autor do gol da vitória gaúcha, Rodrigo, comemorou bastante a vitória. "Fui feliz, roubei a bola e consegui marcar o gol. Agora é ter tranqüilidade para descansarmos e seguir na caminhada pelo título", afirmou.
Renan, apesar de chateado com a derrota, elogiou o desempenho do time e de todos na equipe, que fizeram um ótimo campeonato. "Esse foi nosso primeiro ano de Liga, temos que dar o parabéns a toda equipe por ter chegado tão longe e representado bem o nome da cidade de Marechal Cândido Rondon", finalizou.

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br
Abraço.

domingo, 4 de outubro de 2009

Escolares

Equipe da EEB Frei Policarpo disputou a primeira fase dos Jogos Escolares Municipal de Futsal Feminino na categoria infantil (até 14 anos).
Sábado (03/10)
09:30h - Frei Policarpo 04 x 02 Marina Vieira Leal
11:00h - Frei Policarpo 05 x 01 Ivo D`Aquino

A equipe ficou com o 1º lugar da "chave B" e avnçou as quartas-de-final, assim como ocorreu com a equipe masculina ao ficar com o 2º lugar do "grupo A".
Os próximos compromissos das equipes acontecem:
FUTSAL MASCULINO
Quarta-feira (07/10)
09:30h - Frei Policarpo x Marina Vieira Leal
* O vencedor joga a semi-final no mesmo dia, as 13:30h.

FUTSAL FEMININO
Quinta-feira (08/10)
09:30h - Frei Policarpo x Frei Godofredo
* O vencedor joga a semi-final no mesmo dia, as 13:45h.

Abraço.

Copa ARWEG

Equipe perde os 3 jogos no grupo e está fora da competição.

- Soc.Harmonia/FreiPolicarpo/Ociani (Gaspar) 00 x 01 Adesc
- Soc.Harmonia/FreiPolicarpo/Ociani (Gaspar) 02 x 06 Col. Shalon
- Soc.Harmonia/FreiPolicarpo/Ociani (Gaspar) 02 x 04 Label/Indaial

Abraço.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OUTUBRO


O mês de outubro está realmente corrido para os meninos da Soc.Harmonia/FreiPolicarpo/Ociani. Nesta primeira semana a equipe disputou a primeira fase dos Jogos Escolares de Gaspar, e classificou-se para as quartas-de-final.
No fim de semana a equipe vai à Jaraguá do Sul disputar a "Copa Arweg".
Na semana que vem a equipe disputas as finais do escolares.
No fim do mês a equipe viaja para Schoereder, onde disputa a terceira fase do regional.
A equipe:
01 - Andrei Ruginski
12 - Marcos Prates
13 - Leandro Theiss
07 - Andriel de Oliveira
10 - Eduardo Schmidt
06 - Paulo Oeschler
11 - Luis Eduardo Krauss
04 - Braian Gesser
05 - Douglas Correa
08 - Elinton Buchinger
09 - William Schmitz
02 - João de Oliveira
03 - Maykon Natal
14 - Matheus Pereira
15 - Daniel Schill

Téc: Vanderlei Wosniak
AuxTéc: Lucilene Perini

A Importância da Coordenação Motora

Vanderlei Wosniak
Graduado em Educação Física pela FURB (SC)
Especialista em Interdisciplinaridade pela FACIPAL (PR)
Especialista em Futsal pela UNOPAR (PR)

Este pequeno vídeo nos ilustra a importância do trabalho de coordenação motora desde os primeiros anos nas aulas de Educação Física.
Abraço.

América do Sul comemora escolha do Rio

A América do Sul parabenizou o Brasil nesta sexta-feira depois que a cidade do Rio foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, e considerou a vitória uma oportunidade para desenvolver o turismo e receber milhões de visitantes na região.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) fez o anúncio após a rodada final, na qual o Rio derrotou Madri (Espanha). Chicago (EUA) e Tóquio (Japão) haviam sido eliminadas nas duas votações anteriores.
- Foi uma notícia súbita, mas maravilhosa para nós. Temos em mãos milhões de visitantes na América do Sul e vamos nos preparar a partir de agora para recebê-los - disse o presidente peruano, Alan García, na Embaixada do Brasil em Lima, para onde se dirigiu de imediato assim que soube da escolha da nova sede olímpica.
O anúncio, que faz do Rio a primeira cidade-sede sul-americana de uma Olimpíada, desencadeou uma festa no Brasil e o presidente Lula até chorou, emocionado com a conquista.
No Chile, a presidente Michelle Bachelet também saudou a escolha do Brasil.
- Quero compartilhar uma grande alegria. Vocês sabem que havia muitos países lutando para ser sede. Que bom que o Brasil ganhou e, como resultado, teremos os Jogos Olímpicos de 2016 em nossa América Latina - acrescentou Bachelet.
O mandatário venezuelano, Hugo Chávez, também aplaudiu a escolha.
- Vou revelar, é uma premonição que tenho, a Venezuela vai ser campeã de futebol nessas Olimpíadas - afirmou.

Fonte: wwww.globoesporte.com

Abraço.

Escolares

Equipe da EEB Frei Policarpo disputou a primeira fase dos Jogos Escolares Municipal de Futsal na categoria infantil (até 14 anos).
Quinta-feira - 01/10
08:45h - Frei Policarpo 02 x 06 Norma Mônica Zabel
13:30h - Frei Policarpo 09 x 06 Ivo D´Aquino
15:00h - Ivo D`Aquino 02 x 10 Norma Mônica Zabel
A equipe ficoue emsegundo na sua chaeve e agora disputa as quartas-de-final e semi-final na quarta-feira (07/10). A final ocorre na sexta-feira (09/10).

Abraço.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um projeto que deu certo




Futsal Feminino de Gaspar é vice-campeã
Com a vice colocação na Etapa Classificatória equipe de Gaspar garante vaga para a Etapa Regional
A equipe de futsal feminino da FME de Gaspar sagrou-se vice-campeã da 8ª Etapa Classificatória da OLESC – Olimpíada Estudantil Catarinense - realizada no município de Rodeio e promovida pela Fesporte. Na primeira fase venceu a Pomerode pelo placar de 9 a 3 (26/04) e à José Boiteux por 11 a 2 (27/04), classificando-se em 1º lugar no grupo B.
Na semifinal (27/04) venceu Wittmarsun por 9 a 1. Na manhã de sexta (28/04) não conseguiu êxito na final contra Pomerode, sendo derrotada por 5 a 4. Durante
a competição a equipe fez 33 gols e sofreu apenas 12. A equipe é formada por Aline Ciesielski, Ana Claudia dos Santos, Barbara Bitencourte, Caroline Oeschler, Daniela Frena, Edina Wahldrich, Julia Helena Gesser, Juliana Sasse, Luciana Ruon, Marielle Carolina Theiss, Suellen Cristina Dechamps, técnico Vanderlei Wosniak e assistente técnica Lucilene Perini.

Vaga garantida
Com a vice colocação a equipe garantiu vaga para a etapa regional da OLESC que será realizada em Rio do Sul de 27 de maio a 1º de junho.
Já está pré-classificada a equipe de voleibol masculino coordenada pelo professor Charles Petry.
Ambas as equipes tem como base os treinamentos realizados na Escola Estadual Frei Policarpo e contam com apoio da Direção e APP.
Mais informações con-tate a Fundação Municipal de Esportes, 3332-6561.



Gaspar vence na Olesc

31/05/2006
As duas equipes que representam Gaspar na etapa regional das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc), em Rio do Sul, estão dando um show de talento. O time de voleibol masculino da FME de Gaspar venceu por 3 a 2 a equipe de Rio Negrinho, no último dia 29 (segunda-feira), na primeira fase da competição. É a segunda vitória da equipe em dois jogos (também venceu Balneário Barra do Sul por 3 a 0) e com esse resultado garantiu vaga antecipada nas semifinais. Ontem, às 17h30min, fez o último jogo da primeira fase contra Timbó, que também já está classificada, decidindo o primeiro lugar do grupo. Até o fechamento desta edição não tínhamos o resultado da partida. As semifinais iniciam hoje, dia 31. As duas melhores equipes garantem vaga para a fase estadual da Olesc que será disputada em Jaraguá do Sul.Já a equipe de futsal feminino - que se classificou para a segunda fase em primeira do grupo ao vencer a Santa Terezinha pelo placar de 7 a 3 – encerra os jogos da segunda fase hoje, às 10 horas, contra o perdedor do jogo Rio do Sul e Papanduva. No outro grupo estão Pomerode, Rio Negrinho e São Bento do Sul. As duas melhores equipes de cada grupo fazem as semifinais da modalidade amanhã (quinta-feira).

Gaspar vai para estadual da Olesc
07/06/2006
Por muito pouco as equipes que representaram Gaspar na etapa regional da OLESC (Olimpíada Estudantil Catarinense), realizada no município de Rio do Sul entre do dia 27 de maio a 1º de junho não trouxeram títulos para casa. A equipe de futsal feminino disputou sete jogos, venceu cinco, empatou um e perdeu a final. Com a vice-colocação, a equipe feminino conseguiu a vaga para a etapa estadual, que acontece em Jaraguá do Sul, de 14 a 22 de julho, um feito inédito para a modalidade.
A equipe de vôlei masculino, coordenada pelo professor Charles Petry, obteve na etapa regional a 3ª colocação, quase conquistando a vaga para a etapa Estadual. Dos cinco jogos disputados, a equipe perdeu apenas um. As equipes foram treinadas a partir de uma parceria entre a FME e os professores de educação física Charles Petry e Vanderlei Wosniak, que contam com o apoio da APP e direção da Escola Estadual Frei Policarpo.
Na classificação geral, Gaspar obteve a 8ª colocação no quadro de medalhas e a 9ª em número de pontos – 13 no total – entre 29 municípios participantes. A Fundação de Esportes disponibilizou a estrutura e custeou todas as despesas das equipes para a participação no evento.

Futsal Feminino de Gaspar participa da estadual da Olesc
12/07/2006
A partir do próximo dia 14 (sexta-feira), a equipe de futsal feminino de Gaspar participa da etapa estadual da Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense), no município de Jaraguá do Sul. Desta etapa final participam 83 municípios de todo o estado em diversas modalidades. A equipe de futsal feminina conseguiu a vaga depois de ficar em segundo lugar na etapa regional realizada em Rio do Sul no mês de maio. Esta participação é inédita para Gaspar no evento.
Do futsal feminino participam 16 equipes. Gaspar está na Chave D, junto com Jaraguá do Sul, Rio Negrinho e Criciúma. O primeiro jogo será no sábado (15) às 15h30min, contra Rio Negrinho. No domingo (16) a equipe adversária será Criciúma, também às 15h30min. Ambos os jogos serão no Ginásio da WEG. O último compromisso da 1ª fase será na segunda (17) contra a equipe da casa, Jaraguá do Sul, em horário e local a serem divulgados pela Fesporte. As duas melhores equipes de cada chave se classificam para a 2ª fase.
A equipe de futsal feminina é desenvolvida em uma parceria da FME com o professor de Educação Física Vanderlei Wosniak e conta com o apoio da Associação de Pais e Professores e direção da Escola Estadual Frei Policarpo. A Fundação de Esportes de Gaspar disponibiliza sua estrutura e custeia todas as despesas para a participação da equipe na competição.

Equipe de Futsal termina participação na OLESC
26/07/2006
Com a derrota de 8 a 2 contra a equipe de Jaraguá do Sul, a equipe de futsal feminino de Gaspar encerra a participação sem conseguir ir para a segunda fase da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), disputada em Jaraguá do Sul. A campanha da equipe foi de uma vitória sobre Rio Negrinho e duas derrotas contra Jaraguá do Sul e Criciúma, terminando na 3ª colocação da chave D, onde apenas as duas primeiras equipes se classificavam para a fase seguinte. Mesmo com a não classificação, a equipe fez a melhor participação da competição chegando à fase final após dois vice-campeonatos nas fases classificatórias em Rodeio e a regional em Rio do Sul. A equipe é desenvolvida em uma parceria da Fundação Municipal de Esportes (FME) com o professor de Educação Física Vanderlei Wosniak e conta com o apoio da Associação de Pais e Professores (APP) e Direção da Escola Estadual Frei Policarpo.
A FME de Gaspar disponibilizou sua estrutura e custeou todas as despesas para a participação da equipe na competição, que foi composta pelas atletas Aline Ciesielski, Bárbara Bittencourt, Caroline Oeschler, Daniela Frena, Julia Gesser, Luciana Ruon, Mariele Theiss e Suellen Cristina Dechamps, Técnico Vanderlei Wosniak e Assistente Técnica Lucilene Perini


Todas as matérias publicadas pelo "Jornal Metas".

Grande abraço.

Escolares

Equipe da EEB Frei Policarpo disputou a primeira fase dos Jogos Escolares Municipal de Futsal na categoria infantil (até 14 anos).
Quinta-feira - 01/10
08:45h - Frei Policarpo 02 x 06 Norma Mônica Zabel
13:30h - Frei Policarpo 09 x 06 Ivo D´Aquino
O jogo entre Norma Mônica Zabel e Ivo D`Aquino irá definir as colocações no grupo.
Classificando-se, a equipe disputa as quartas-de-final e semi-final quarta-feira (07/10) e a final ocorre na sexta-feira (09/10).

Abraço.